Boa oportunidade para carreira, programa de trainee exige inglês de candidatos

Info MoneySÃO PAULO – Um programa de trainee é visto como um bom negócio para jovens em início de carreira, já que é a possibilidade de desenvolver habilidades e, por que não, um plano para a vida profissional. O que essas pessoas não sabem é que, muitas vezes, a seleção é rígida e exige o conhecimento na língua inglesa.

De acordo com o sócio e diretor da Outliers Professional Language School, Augusto Rocha, o programa é a oportunidade que o jovem tem de ingressar em uma grande companhia, crescer profissionalmente e ocupar posições estratégicas em um curto prazo. “Mas os processos de seleção são longos e demandam muito do interessado”, disse.

Em multinacionais como Ambev, Unilever e Coca-Cola, os processos de seleção para trainee chegam a ser tão disputados quanto os vestibulares para as melhores faculdades do país. O problema é que a seleção não é apenas formada por uma prova.

Mais do que uma prova

Normalmente, os candidatos a trainee passam por inscrição, triagem inicial, provas on-line ou presenciais, testes psicológicos, redação, dinâmicas e entrevistas, painéis de negócios e outras etapas. Muitos processos ainda incluem entrevistas em inglês nas fases finais da seleção.

“Elas servem para mensurar o nível de inglês do candidato, além de sua fluência verbal. E qualquer erro pode significar sua eliminação”, disse Rocha, dizendo ainda que, como a competição é grande, deslizes em português e também no inglês não são permitidos, principalmente no que diz respeito à pronúncia correta das palavras.

Simulações de entrevistas são interessantes neste momento. “Isso permite que os jovens pratiquem bastante, diminui a carga de nervosismo na entrevista real e aumenta as chances de passar para a próxima fase da seleção”.

Confira, abaixo, as principais  questões a serem levantadas em uma entrevista em inglês:

  • Tell me about yourself (Fale sobre você)
  • What are your hobbies? (Quais são os seus hobbies?)
  • Tell me about your three greatest achievements (Fale sobre suas três maiores realizações)
  • Tell me about a situation where you applied your leadership skills (Fale de uma situação em que você usou suas habilidades de liderança)
  • Why have you chosen to work here? (Por que você escolheu trabalhar aqui?)
  • What are your strengths? (Quais são seus pontos fortes?)
  • What are your weaknesses? (Quais são seus pontos fracos?)
  • To which cultural aspect of the company you relate yourself the most? (Você se identifica mais com qual fator cultural da empresa?)
  • Why should you be chosen to become a trainee at this company? (Por que você deveria ser escolhido para se tornar trainee desta companhia?)
  • Where do you see yourself in five years from now? (Onde você se vê daqui a cinco anos?)

Publicado por: InfoMoney - 17 nov 2010

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar