A consultoria americana TheLadders realizou uma pesquisa para avaliar o comportamento dos recrutadores na hora de filtrar o currículo dos candidatos. De acordo com a pesquisa, os recrutadores gastam em média 6 segundos para fazer a filtragem inicial ou seja definir se um candidato pode ou não ser apto para uma determinada vaga.
O estudo utilizou uma técnica chamada de “eye-tracking”, que mapeia no computador as áreas em que os olhos dos recrutadores ficam focados por mais tempo e criou uma mapa de calor, para a identificação das partes mais relevantes do currículos. O teste foi feito com 30 headhunters.
O que a pesquisa descobriu e pode ser muito útil para você? Neste curto espaço de tempo, ficou constatado que os recrutadores irão olhar o seu nome, posição atual, empresa atual, as datas de início e fim da função atual, antigo cargo e empresa e formação acadêmica.
Com esta grande restrição de tempo (se coloque no lugar de recrutadores que precisam analisar centenas de currículos por dia), você deve criar CVs com um organização clara e sucinta (nada de frases e parágrafos longos). Certifique-se de que em um curto período de tempo o recrutador possa identificar e localizar as informações mais relevantes em seu currículo.
Lembre-se: Mais qualidade e menos quantidade. É realmente uma tentação listar todas as atividades que você realizava e todos os resultados que você obteve, mas sendo realista, quase ninguém lerá na íntegra um CV de 4 páginas, em geral é recomendado que seu currículo tenha 2 páginas (com uma fonte em tamanho legível e bom espaçamento/margens). Se maior desafio é ter um ótimo poder de síntese e conseguir chamar a atenção dos recrutadores logo em uma primeira análise do documento.
Como eu posso fazer isso? A melhor solução (que obviamente é a mais trabalhosa!) é customizar um pouco o seu currículo de acordo com a vaga que você está buscando. Faça uma boa análise do perfil solicitado para a vaga e caso você tenha estas características, enfatize isso em seu currículo para maximizar suas chances!
Leia também: