Se você procurou por um novo emprego nos últimos 5 anos, certamente você passou pela experiência de ter que preparar ou atualizar o seu CV e escrever uma Carta de Apresentação. E a menos que você seja um profissional da área, tenho quase certeza de que você não gostou de fazer isso. Você talvez até tenha terceirizado esta atividade a um profissional que soubesse escrever seu CV de modo a mostrar todo o seu potencial e ter um currículo atraente. Independente da forma que você escolheu, eis os aspectos mais importantes que você precisa saber para maximizar suas chances de sucesso ao preparar e enviar estas (ainda) importantíssimas ferramentas de prospecção:
A Carta de Apresentação conta uma história, um Currículo demonstra fatos/resultados.
Um CV é um documento baseado em fatos. Ele deve demonstrar de forma clara e objetiva os resultados que você obteve em sua carreira: se forem quantificáveis, melhor ainda. A maior reclamação que vejo por parte dos profissionais que estão contratando (tanto Headhunters, quanto Gerentes de empresas), é que os currículo são descritivos demais e com muitas informações subjetivas (ex: “excelentes habilidades de trabalho em equipe”, “ampla experiência em negociação com fornecedores”, etc.). Tudo isso para parecerem melhores, porém sem mostrarem nenhum número, nenhum fato que sustente estas afirmações. É muito melhor listar que você reduziu em x% o custo na compra do material XYZ, do que dizer que você é um bom negociador. Isso faz o recrutador se interessar mais pelo seu CV.
Na Carta de Apresentação, você tem mais liberdade para contar uma história. Nela você pode destacar como sua trajetória se encaixa com o modelo de negócios e visão da empresa. A maior parte das reclamações dos recrutadores é de que as Cartas de Apresentação acabam sendo chatas ou até narcisistas, por não fazerem tal conexão. Se uma vaga te interessa MUITO, vale a pena investir um tempo em uma boa Carta de Apresentação personalizada.
Como saber se o meu CV está bom
Bons currículos são bem formatados, com bom espaçamento. Se você tenta espremer 3 páginas de informação em 1 página, seu currículo dificilmente será lido. Você precisa priorizar as informações mais relevantes.
Aprenda nesses artigos como fazer um CV excelente:
10 Erros Mais Comuns em um Currículo
5 Dicas Para Destacar seu Currículo
Como saber se sua carta de apresentação está boa
As melhores Cartas de Apresentação são inovadoras. Elas colocam o foco na empresa e em como você pode ajudá-la. Quando você mostra este interesse, a empresa recrutadora sente que você quer e pode realmente fazer parte da tribo.
Aprenda a fazer uma carta de apresentação matadora aqui.