Carreira

5 Dicas Essenciais para Entrevistas em Inglês

Entrevistas de emprego em inglês são cada vez mais comuns no mercado de trabalho atual. No entanto, a falta de prática e o nervosismo comum em situações como essa fazem com que bons candidatos percam grandes oportunidades de carreira. Confira as dicas do nosso diretor Augusto Rocha, publicadas no UOL Notícias.

Vejam cinco dicas para se preparar melhor para uma entrevista de emprego em inglês:

1 – Pratique respostas para as questões mais comuns em entrevistas de emprego: Seja em português ou inglês, algumas perguntas são feitas com bastante frequência em entrevistas.

Abaixo segue roteiro com as 10 perguntas mais comuns:

Tell me about yourself Me fale sobre você.

  • Tell me about your 3 greatest achievements. Fale sobre suas três maiores realizações
  • Are you satisfied with your career to date? Você está satisfeito com sua carreira até hoje?
  • Tell me about a difficult situation you have faced and how did you tackle it. Me fale de uma situação difícil que você já se deparou e como você a encarou
  • What do you like about your present job? O que você gosta no seu atual emprego?
  • What do you dislike about your present job? O que você não gosta no seu atual emprego?
  • What are your strengths? Quais são os seus pontos fortes?
  • What is your greatest weakness? Qual é o seu maior ponto fraco?
  • Why do you want to leave your current employer? Por que você quer sair do trabalho atual?
  • Why should we hire you? or Why do you think you are the best candidate for this position? Por que deveríamos contratá-lo(a) ou Por que você acha que você é o melhor candidato para essa vaga?

2 – Treine o vocabulário relativo à área: Estudar o vocabulário em inglês correspondente à área de atuação é importante para mostrar ao entrevistador que o candidato conhece o segmento ao qual faz parte. Para não ser pego de surpresa é importante fazer uma lista com as palavras e termos mais comuns. Uma boa dica é ler artigos técnicos e publicações segmentadas. Dessa forma, o candidato terá a oportunidade de se familiarizar com um novo vocabulário. Também esteja preparado para falar de assuntos relativos à indústria à qual a empresa pertence ou assuntos gerais da atualidade. Exemplo de perguntas nessa linha: What is your opinion about the financial crisis in Europe? Qual é a sua opinião sobre a crise financeira da Europa? What is your view about the world cup being held in Brazil? Qual é a sua opinião sobre a copa do mundo no Brasil? What do you think is the trend for retail companies? Em sua opinião, qual será a tendência no mercado para empresas de varejo? Do you think the economical prosperity in Brazil will continue in the next 10 years? Você acha que a prosperidade econômica no Brasil vai continuar nos próximos 10 anos? Do you think the real estate price will continue to raise in Brazil in the next years? Você acha que o preço dos imóveis vai continuar a aumentar no Brasil nos próximos anos?

3 – Elabore um roteiro e treine a pronúncia das palavras: Com as duas dicas anteriores, o candidato consegue visualizar quase todas as perguntas que podem ser feitas. Recomenda-se então elaborar um roteiro com as perguntas, treinar as respostas e se certificar sobre a pronúncia correta, principalmente termos técnicos. Em caso de dúvidas, recorra a professores, amigos com maior nível de fluência ou procure na internet. Há excelentes ferramentas com sintetizadores de voz disponíveis na internet e que conseguem reproduzir com precisão palavras em diferentes idiomas.

4 – Pesquise sobre a empresa: Esta dica serve para além da entrevista em inglês. Sendo considerada por especialistas da área de recrutamento e seleção como a principal “lição de casa” que candidatos devem fazer, pesquisar sobre a empresa demonstra interesse pela vaga e certamente garante pontos a mais com o entrevistador. Se for uma multinacional, é importante acessar o site em inglês e pesquisar sobre os produtos e o mercado. Se for uma empresa de capital aberto, deve-se buscar dados de faturamento para fazer perguntas pertinentes sobre a empresa no Brasil e globalmente durante a seleção.

5 – Postura e Comportamento: Em hipótese alguma o candidato pode atrasar. Não existem desculpas para atrasos e em quase 100% dos casos, aquele que chega tarde a uma entrevista é eliminado no início do processo. Americanos e europeus, prováveis entrevistadores, são muito mais intolerantes a atrasos do que os brasileiros. Verificar a origem do entrevistador antes da seletiva, levando em consideração os diferentes aspectos culturais, também é uma boa alternativa para se sair bem.

Leia também: 

Como Elaborar a Carta de Apresentação que Conquista

DO ou MAKE? Quando usar qual?

Qual o Erro na Frase: He suggested me an interesting book? 

 

Augusto Rocha

Co-fundador e Chief Growth Officer da Outliers Siga no LinkedIn:

Share
Published by
Augusto Rocha

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

1 mês ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

1 mês ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

4 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

1 ano ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago