Empreendedorismo

Quero sair do mundo corporativo e empreender. Por onde começar?

Cinco anos atrás eu e minha sócia decidimos sair do mundo corporativo e empreender, justamente em um período em que vivíamos o melhor momento de nossas carreiras. No meu caso, eu estava na Red Bull, talvez a empresa que eu mais tenha gostado de trabalhar e que muitos sonham em estar.

Muitos me perguntam como eu tomei a decisão de “largar tudo” e empreender, muitos amigos e clientes fazem esta pergunta e confessam a vontade de fazer algo parecido. O curioso é que após um período de cinco anos, as pessoas vendo que nossa empresa está bem estabelecida parecem considerar que agora vivemos uma vida sem stress, sem chefe e com total liberdade.

Por isso decidi escrever este post “desvendando mitos” e compartilhando um pouco da nossa experiência, erros, acertos e uma lição principal.

Indo direto ao ponto vou fazer uma lista com os principais acertos e os pontos de aprendizagem ou coisas que faríamos diferente:

ACERTOS:

– Investimento baixo (em torno de R$ 15k). Utilizamos apenas o lucro como driver de crescimento (e crescemos aos poucos ao invés de investir um dinheiro maior e correr o risco de nunca recuperá-lo), utilizamos o conceito de lean startup.

– Trabalhamos com um nicho de mercado, onde exista menos competição e pudemos causar mais impacto. Conheça e utilize o conceito de “cauda longa” e “estratégia do oceano azul”.

– Conheça bem o seu ramo de atividade, isso ajudará muito no desenvolvimento de sua empresa, utilize sua experiência corporativa anterior como um diferencial.

– Tenha um bom Planejamento e Controle Financeiro: seja realista na previsão dos custos que você terá (especialmente aluguel e funcionários) e NÃO superestime suas receitas, seja cauteloso neste sentido. O começo é quase sempre difícil, ninguém começa faturando uma fortuna. Antes de começar qualquer negócio projete seu fluxo de caixa. Se necessário, chame um especialista.

– Estudamos Marketing Digital, Facebook Ads, Google Adwords, entendemos um pouco sobre SEO. Seja qual for o seu ramo de negócios, acredito que é fundamental ao menos conhecer um pouco sobre cada um destes assuntos.

– Criamos e TESTAMOS novos produtos e serviços. Vou dar um exemplo: tempos atrás implementamos um serviço de tradução de currículos, no início eu mesmo pensava: “se a pessoa já fala inglês, não precisará de um tradutor e se não fala, não existe a necessidade de ter um CV em inglês…”, fato é que em três anos traduzimos mais de 1.200 currículos e as pessoas contrataram o serviço, devido a diversos motivos e uma correta estratégia de vendas que fomos alinhando ao longo dos meses. Isso possibilitou inclusive a mudança para nossa nova sede.

– Saímos no melhor momento de nossas carreiras. Por que consideramos isso um acerto? Estávamos em um ótimo estado de espírito, motivados e confiantes para iniciarmos uma nova empreitada. Caso alguma coisa desse muito errada, ainda teríamos condições de voltar ao mercado. Além disso fizemos uma reserva financeira para pelo menos 18 meses e nos encontrávamos em um momento tranquilo financeiramente – sem dívidas.

– Mini sabático. Antes de iniciarmos nossa empresa, passamos três meses viajando, isso ajudou a recarregar nossas baterias e começar com energia total!! Se puder fazer isso, faça. Vá para um lugar que estimule sua criatividade. Apenas cuidamos da parte burocrática (de registrar a empresa, site, etc) antes disso.

PONTOS DE APRENDIZAGEM:

– Conte com pessoas competentes e interessadas desde o início. Se não achar, é melhor não contratar. Seja criterioso e avalie se a pessoa tem afinidade e gosto para a função que você está buscando e ao seu negócio em geral.

– Tendo as pessoas certas, eu teria delegado mais. Existe uma diferença entre Empreendedor e Self-Employed, talvez no início você realmente fará quase tudo, porém isso não deve durar muito tempo, você precisará desapegar de algumas funções.

–  Monte o seu “Power Team”. Você não conseguirá contratar muitas pessoas no início então você pode contar com empresas ou profissionais independentes para desenvolver o seu site, criar o logo e o design de sua marca, trabalhar com assessoria de imprensa, etc. Busque por profissionais e empresas com expertise em sua área.

– Busque investidores.Tendo um bom business plan, um negócio escalável e uma boa prova inicial de que sua empresa tem potencial, você pode buscar um angel-investor que poderá acelerar o crescimento de sua empresa. Não é fácil, mas é uma possibilidade a ser considerada.

Deixo vocês com a seguintes reflexão: Você quer realmente empreender ou está de saco cheio do mundo corporativo / do seu chefe e ou de sua empresa? Caso tenha queira REALMENTE empreender, programe-se, faça todas as análises de mercado e planejamento financeiro que precisar e parta para a execução assim que for possível. Por outro lado, se a sua resposta está pendendo mais para o “saco cheio”, recomendo uma reflexão maior antes de tomar qualquer decisão. Tanto a vida de empreendedor quanto a a vida no mundo corporativo tem seus prós e contras, cabe a você decidir o que é melhor para VOCÊ.

Caso decida empreender, lembre-se de fazer algo que você realmente ame e que você tenha talento. Os desafios são inúmeros e você precisará disso para ter sucesso e principalmente SER FELIZ como empreendedor.

Nos próximos artigos da área de empreendedorismo deste blog iremos falar sobre os aspectos mais técnicos de como iniciar seu próprio negócio. Quer acompanhar este conteúdo? Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/outliers ou acesse nosso blog semanalmente.

Leia também:

6 Conselhos de Carreira Que Ninguém Costuma Dar

Qual o Plano B para Sua Vida/Carreira?

Faça O Que Você Ama: Como Identificar e Correr Atrás das Suas Paixões?

Augusto Rocha

Co-fundador e Chief Growth Officer da Outliers Siga no LinkedIn:

Share
Published by
Augusto Rocha

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

2 meses ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

2 meses ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

4 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

1 ano ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago