Conselhos de carreira podem ser encontrados aos montes. Expressões como “siga sua paixão” são comumente utilizadas sem qualquer análise crítica (eu mesmo sou apaixonado por futebol, mas se seguisse cegamente esta paixão, estaria certamente sem emprego). Então decidimos explorar alguns ótimos conselhos que não se ouvem a todo momento e podem sim, alavancar uma carreira que anda estagnada.
Pedimos aos leitores da Outliers para compartilharem conosco alguns bons conselhos e compilamos os que achamos mais interessantes:
Fazer bem o seu trabalho não é o suficiente.
Realizar o seu trabalho de forma precisa e correta é o caminho para ser constantemente promovido, certo? Na verdade, não. Conversamos com o sócio de um grande escritório de advocacia de São Paulo que relatou: “a empresa está interessada na habilidade do funcionário em gerar valor para a organização, isso envolve um conjunto de diversas habilidades e não apenas o aspecto técnico de cada função”. Complementando, “você não se torna um grande executivo apenas fazendo o seu trabalho, você consegui isso, fazendo as coisas acontecerem”.
As pessoas com as quais você trabalha são de fundamental importância.
O fato de conhecer muito sobre um determinado negócio ou área de atuação geralmente significa que você trabalhou com os melhores (principalmente no que se refere a conhecimentos e experiências que não se obtém de forma acadêmica) e as pessoas valorizam isso. Poucas coisas são tão valiosas quanto trabalhar com profissionais que estão dispostos a compartilhar com vocês tudo o que sabem.
A empresa em que você trabalha é de grande importância.
Neste ponto aqui, não estamos nos referindo a empresas “de nome”, e sim empresas preocupadas em desempenhar o seu papel no mercado da melhor forma possível. De uma certa maneira, seu futuro e perspectivas profissionais estão de certa forma ligados à performance de sua empresa.
Ser visto como “super ocupado” nem sempre é a melhor estratégia.
Você acha que os chamados high achievers costumam trabalhar longas horas e estão sempre ocupadas? Pense um pouco mais. Profissionais que trabalham muitas horas costumam ficar estressados com maior frequência e entregar um resultado final de menor qualidade. No Brasil, infelizmente, trabalhar 12 horas por dia ainda é visto (de forma errônea), como algo bom ou até normal dentro de certas empresas. No entanto, organizações com gestão mais moderna e eficiente, enxergam isso de forma diferente. Seja comprometido com os resultados que você precisa obter, mas tente fazer isso de forma a não comprometer sua vida pessoal. Um bom balanço será fundamental para o seu sucesso de longo prazo (e como sucesso, também nos referimos a saúde e felicidade).
Não esconda suas falhas.
Sua equipe irá respeitá-lo e sua carreira irá evoluir se as pessoas entenderem bem o que você está fazendo e que você está assumindo riscos. Você não irá acertar sempre, portanto seja claro em relação aos seus erros e acertos.
A execução é mais importante do que planos ou conselhos.
No longo prazo não são os conselhos que você você ouve, nem os planos que você faz que irão alavancar sua carreira por si só. Apenas a execução, colocar em prática os conselhos que você recebeu que irá impulsionar a sua carreira. Todo conselho é inútil se você não agir sobre ele. It’s all about execution!
E você? Qual o melhor conselho de carreira que já recebeu?
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