Ao contrário do que muitos pensam, as cartas de apresentação ainda têm a sua importância nos dias de hoje em alguns segmentos. Aqueles que já se candidataram a vagas através do LinkedIn (principalmente vagas no exterior), provavelmente já se depararam com a necessidade de escreverem uma carta de apresentação. Afinal, como fazer uma carta de apresentação de qualidade?
Antes de sentarmos e montarmos as nossas cartas de apresentação, vamos aprender com os erros dos outros colegas e analisar os equívocos mais comuns:
1. Erros gramaticais e de digitação: ok, este é um básico. Mas é sempre válido lembrar que é de fundamental importância revisar a sua cover letter antes de enviá-la. Erros nesta etapa podem fazer com que seu CV nem seja aberto.
2. Escrever demais: não faça uma dissertação de 2 páginas contando toda a sua história. Três parágrafos bem organizados são suficientes. Um parágrafo introdutório bem escrito e com conteúdo interessante pode ser a chave do sucesso nesta etapa.
3. Não personalizar a Carta de Apresentação para a empresa à qual você está aplicando: não adianta criar uma única carta de apresentação e ser um franco atirador a enviando para 100 empresas diferentes. Isso não vai colar. Acredite: é muito fácil perceber quando um candidato está atirando para todos os lados.
4. Esquecer de trocar o nome do cargo ou da empresa: Isso acontece muito, embora pareça absurdo. Você está personalizando sua carta de apresentação para empresas diferentes ou vagas diferentes, mas acaba esquecendo de atualizar os campos mais importantes: destinatário, nome da empresa ou nome do cargo. Tenha muito cuidado na hora de enviar.
5. Ser muito humilde ou muito confiante: no primeiro ponto, não escreva “desculpas antecipadas”, por exemplo: “embora meu inglês não seja avançado, eu possuo 8 anos de experiência…” e ao mesmo tempo tenha bom senso na hora de destacar suas qualidades, muitos candidatos acabam exagerando e seu texto pode perder um pouco a credibilidade.
6. Justificar os motivos pelos quais você foi demitido ou saiu de sua empresa: isso é um assunto delicado e já será tratado sem dúvida nenhuma na entrevista. Não existe a necessidade de antecipá-lo.
7. Listar referências: não há necessidade de listar referências nas cartas de apresentação. Embora elas signifiquem alguma coisa para você, nenhum recrutador irá utilizá-las neste momento do processo seletivo e isso será apenas perda de espaço.
8. Mentir: acho que não precisamos nem elaborar mais este ponto certo? Mentiras eventualmente são descobertas, tenho certeza que você possui dezenas de qualidades pessoais e profissionais. Foque nelas!
Espero que estas dicas tenham ajudado a esclarecer como fazer uma carta de apresentação de qualidade.
Veja Também:
Top 10 Questions for Interviews in English
Como Elaborar a Carta de Apresentação que Conquista
10 Erros Mais Comuns em um Currículo