Se você acha que é a única pessoa que já quis colocar uma foto do seu chefe em um saco de boxe para dar uns socos e aliviar a tensão, saiba que você não está sozinho. O jogo de smartphone Beat The Boss (em que você tem a oportunidade de bater no seu chefe de várias formas diferentes) já teve mais de 8 milhões de downloads.
Muitos gestores criam ambientes em que idéias contrárias às deles são esmagadas ou enterradas, no entanto, independente de onde você trabalhe, você deve se sentir a vontade para contribuir com suas idéias e opiniões.
Aqui estão algumas dicas sobre como dizer para o seu chefe o que você REALMENTE pensa, sem ser demitido:
1. Fale na Hora Certa
Você não vai querer discutir isso com o seu chefe em um momento que ele está “puto da vida” com alguma coisa (desculpe a expressão, mas não encontrei nada melhor para refletir este momento). Também tenha em mente se seu chefe tem alguma reunião importante em seguida ou alguma apresentação para fazer no mesmo dia. Definitivamente estas não são as melhores horas para dizer a ele/ela o que ela (a) está fazendo de errado. Resumindo, conheça a agenda e o humor do seu chefe.
2. Não Faça Isso em Público
Algumas pessoas aceitam críticas bem colocadas (com um pouco de resistência, mas aceitam), agora faça isso em um encontro individual e nunca em uma reunião em público. As pessoas tendem a ficar muito mais defensivas. Além disso, ao invés de ser visto como um profissional de personalidade e construtivo, você pode ser visto como um desagregador.
3. Apoie-se em Fatos Concretos
A máxima “contra fatos não há argumentos” aplica-se de certa forma aqui. Se você disser para a sua chefe que você trabalha de forma mais eficiente quando ela não está por perto, é bom você ter uma lista de suas atividades hora-por-hora para provar esta correlação.
Agora, mesmo trazendo alguns fatos, pode ser que a conversa se vire contra você, neste caso, esteja preparado para os rumos que a conversa pode tomar.
4. Seja Agradável e Carismático no Momento da Conversa.
É importante deixar claro que você está buscando o melhor para a sua empresa e o melhor para o relacionamento entre você e seu chefe. Se você começar de forma agressiva, você já perdeu, amigão.
Seja amigável e bem humorado, isso ajudará a tirar o seu chefe da defensiva. Mostre alguns pontos vulneráveis de sua parte também e torne este momento (que em geral é tenso) em uma conversa construtiva.
5. Saiba Quando Parar
Quando voamos de avião, as partes mais perigosas costumam ser a decolagem e o pouso. Com as críticas, isso é muito parecido. Pense no que você quer dizer e evite improvisar durante a conversa para não dizer algo que você pode se arrepender depois. Lembre-se que você também tem defeitos, trate as pessoas (especialmente seu chefe) da mesma forma que você gostaria de ser tratado. Se as coisas esquentarem demais, tente retomar a discussão em outro momento.
Ao invés de guardar para si mesmo alguma raiva que você tenha no trabalho, assuma a responsabilidade de alertar seu chefe sobre problemas que podem estar afetando seu trabalho e o resultado da empresa como um todo. Quando feita de forma correta, uma boa conversa com seu chefe irá tirar um grande peso de suas costas, apresentar problemas para seu chefe que ele talvez não esteja vendo. Poucas pessoas conseguem ter uma conversa franca e aberta com seus chefes e vocês podem ter certeza que aqueles que conseguem ganham um grande respeito dos mesmos.