Todo profissional precisa fazer apresentações ao longo da sua carreira, independentemente da área onde trabalha. E conforme vai ascendendo na hierarquia corporativa, o volume de apresentações só aumenta, assim como o nível de complexidade dos assuntos e o nível de expectativa que a audiência tem em relação à apresentação! A sua habilidade e a qualidade das suas apresentações também podem ser um fator significante através do qual seus colegas avaliam sua competência. Então tome cuidado para não cometer os deslizes abaixo!
Você provavelmente já assistiu a pelo menos uma apresentação na vida onde a pessoa começa se desculpando por alguma coisa. Como isso fez você se sentir? Eu tive um caso onde a pessoa falou “Me desculpem, não tive muito tempo para me preparar…” Sério?? Então por que estou perdendo meu tempo assistindo à sua apresentação? Se desculpar é um tiro no pé. Isso só mostra para a audiência o seu despreparo e a falta de respeito com o tempo dos outros, o que vai colocar a audiência contra você, numa posição reativa, e como apresentador, acredite, essa é a última coisa que você quer.
Sabe o que acontece quando você coloca um slide com texto longo? As pessoas começarão a ler o texto (isso é, se conseguirem, pois às vezes a fonte está pequena e quem está no fundo da sala nem sequer enxerga o que está escrito) e vão parar de prestar atenção a você! Além disso, as pessoas sabem ler sozinhas, então não precisam que você leia o slide para elas… Use os slides de forma inteligente! Ele nunca deve ser um “copiar/colar” de um texto. Coloque apenas as palavras-chave, que causem impacto, ou que te ajudem a lembrar as principais coisas a serem faladas sobre aquele tópico.
Se você não tem um objetivo claro, como você vai nortear sua apresentação para ser bem sucedida? Toda apresentação precisa ter um objetivo para ter sentido de existir, senão você só vai estar perdendo tempo das pessoas, certo? Os objetivos podem ser classificados em:
Ao preparar sua apresentação, é essencial que você leve em conta o objetivo que pretende atingir, para elaborar todo seu discurso em torno disso.
Já dizia Benjamim Franklin que “Ao falhar na preparação, você está se preparando para falhar.” Essa frase se encaixa perfeitamente no contexto de apresentações. Se você não se preparar, o fracasso é quase certo. Se você quer fazer uma apresentação bem sucedida, a dica é: Ensaie, Ensaie e Ensaie. Quanto mais você ensaiar, mais confiante e preparado você vai estar. Se possível, peça para algum colega assistir ao seu ensaio, interagir e te fazer perguntas, simulando a apresentação real. Peça a essa pessoa observar sobre suas técnicas de apresentações também!
Lembre-se que você está fazendo uma apresentação, e não jogando tênis. Então seus ouvintes não devem ficar virando a cabeça de um lado para outro para te seguir. Sim, é recomendável se movimentar – de vez em quando – durante a apresentação. Mas faça isso moderadamente, e quando apropriado. Use também gestos a seu favor, te ajudando a transmitir sua mensagem.
Você tem algum conhecido ou colega que seja desanimado e esteja sempre de baixo astral? Como você se sente após 5 minutos de conversa com ele? Provavelmente sem muita energia e meio deprê, certo? Pois é! A falta de ânimo na sua apresentação vai deixar sua audiência desanimada também, e por mais que a sua mensagem seja algo positivo, a forma que você entrega a mensagem pode impactar muito na interpretação e recebimento do seu público. Então junte suas forças e faça uma apresentação enfática, fale com força, alto, seja expressivo, interaja quando der com a audiência. Faça uma apresentação com vida! Isso com certeza vai te ajudar a alcançar o objetivo da sua apresentação.
Assim como saber o objetivo, é essencial saber quem é sua audiência, pois você deve customizar sua apresentação e discurso para ela. Pense: ao apresentar para o conselho administrativo da empresa você deve ser um pouco mais formal, usar termos mais sofisticados, incluir números confidenciais e estratégicos; ao passo que a apresentação para o chão de fábrica deve ser mais informal, usar temos mais simples e números mais gerais.
Essas são orientações tiradas do curso Corporate Presentations in English da Outliers!
Esse é um curso altamente prático, onde abordamos desde a elaboração de uma apresentação até a entrega da mesma. Os participantes fazem diversas apresentações reais ao longo do curso, e a melhoria é substancial num curto prazo de tempo! Se você precisa aperfeiçoar suas habilidades de apresentação em inglês, procure a Outliers e leve este curso para a sua empresa. Escreva para: augusto@outliers.com.br
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