O professor da London Business School, Gareth Jones, conduziu um estudo sobre liderança de uma forma um pouco diferente. Segundo ele nós sabemos muito pouco sobre liderança. Além disso, em todas as pesquisas estávamos fazendo a pergunta errada “analisávamos quem chegava ao topo da pirâmide… isto não diz nada sobre liderança”.
De fato, analisar o perfil de 100, 200, 2000 CEO’s não trará conclusões claras, até porque um big boss não é necessariamente um grande líder. A solução foi perguntar: o que os funcionários querem? O que cada pessoa quer e espera do seu líder? Os principais 4 aspectos levantados foram:
- Senso de Comunidade: As pessoas querem se sentir parte de um time. O time de Finanças, o time de Marketing, etc. Quando as pessoas se sentem de fato integrantes de uma equipe, elas tendem a entregar melhores resultados e a trabalharem mais motivadas. As pessoas enxergam que é um dos papéis do líder ajudar a criar e manter esta comunidade.
- Autenticidade: Os funcionários querem ser liderados por uma pessoa autêntica, com quem possam se comunicar abertamente e não apenas um “chefe político”. É muito comum nas empresas ouvirmos a seguinte frase: “A política aqui é de portas abertas”, mas sabemos que não são as palavras e sim as ações e comportamentos do líder que nos deixam à vontade para nos comunicarmos abertamente com eles ou não.
- Relevância: As pessoas querem sentir que seu trabalho é importante para sua equipe e para a sua empresa. Junto disso vem o reconhecimento pelo trabalho. Ok, eu também acho que cada um deve ser independente e compreender por si só a importância do seu papel na empresa ou lutar por um papel de maior destaque, no entanto um bom líder sabe motivar seu funcionário (principalmente quando ele está em baixa), mostrando o valor de sua contribuição para o time.
- Motivação: As pessoas querem um líder empolgante, vibrante que mantenha a motivação e astral do time em alta. Não há como negar que é muito melhor trabalhar em um ambiente positivo, onde todos estão se dedicando ao máximo e trabalhando com entusiasmo.
A pesquisa também traz uma definição sobre Liderança Eficaz:
Liderança Eficaz é a que Motiva as Pessoas a Alcançarem uma Performance Excepcional
A partir disso, segundo prof. Jones, é possível transformar organizações. Com certeza é algo difícil de ser feito, porém vale muito a pena!
E você? Concorda com os pontos levantados na pesquisa? O que você espera de um líder? Deixe seu comentário e contribua para a discussão.