- Seu CV é muito genérico: um problema muito, realmente muito comum. Em um momento de desespero, o candidato tenta atirar para todos os lados com apenas um currículo. Vou te contar um segredo: a maioria dos headhunters são “binários”, eles vão tentar te enquadrar das seguintes formas: “ele é um profissional de planejamento financeiro para indústrias de bens de consumo”, “ela é uma profissional de marketing para serviços”, etc. Se você não tiver um objetivo claro, as chances do seu currículo “se perder” em meio aos milhares de CVs enviados todos os dias é enorme.
- Ele lista apenas tarefas e responsabilidades, mas nenhum resultado: qualquer recrutador sabe quais as principais atividades de cada área, então seu CV não será atraente o suficiente se você não listar as principais conquistas, resultados obtidos, projetos implementados em sua carreia. Você precisa mostrar valor e se diferenciar.
- Ele é cheio de parágrafos ao invés de bullet points: em uma primeira análise os recrutadores apenas dão uma passada de olhos em seu currículo e não leem palavra por palavra. Com o CV escrito em parágrafos, fica ainda mais difícil de eles identificarem alguma palavra ou aspecto que chame a atenção.
- Ele é muito extenso: as vezes, menos é mais. Um currículo com 2 páginas é o suficiente para a maioria das áreas de atuação. Seja crítico e realista: um profissional ocupado não irá ler um currículo de 7 páginas de ninguém. Não descreva TUDO o que você fez, foque apenas nas conquistas mais importantes relacionadas à vaga para a qual você está aplicando.
- Ele inclui detalhes desnecessários: quantidade de filhos, número de documentos, filiação, fotos, escola do ensino médio (a menos que você seja um jovem que acabou de terminar o ensino médio). Isso pode soar como ingenuidade ou falta de profissionalismo.
- Ele desperdiça espaço com dados irrelevantes: não existe a necessidade de explicar o business de empresas anteriores em detalhes.
- Não traz exemplos concretos: tente não ser tão genérico colocando frases soltas como “melhorei processos”, “reduzi custos”, traga mais detalhes que ajudem o recrutador a visualizar de forma clara seus resultados.
- Ele descreve você de forma subjetiva: evite utilizar expressões como “altamente pró-ativo”, “forte habilidade de comunicação”, etc. Recrutadores em geral não levam em consideração essas descrições. Ao invés disso, tente mostrar através da descrição dos seus resultados que você possui estas qualidades.
- Você envia o mesmo currículo com cópia para várias pessoas: as empresas gostam de ter a percepção que você tem interesse naquela vaga específica. SEMPRE envie seu currículo individualmente, e faça pequenas adaptações no CV quando necessárias. Lembre-se: não atire para todos os lados, tenho certeza que você é muito bom em determinada área, portanto mantenha foco nela. Se você tiver duas experiências profissionais em áreas muito distintas, crie dois CVs diferentes e os envie de acordo com a vaga para a qual você está aplicando.
Gostou das dicas? Aprenda mais a fundo com o nosso curso online Como Elaborar um Currículo Vencedor. Inclui 3 modelos incríveis para download:
Aproveite a promoção de lançamento, estamos vendendo o curso com os modelos de currículos para download em MS Word.
[simple-payment id=”1710″]
Acesse o link e veja todo o conteúdo: http://online.outliers.com.br/como-elaborar-um-curriculo-vencedor
Leia também:
10 Erros Mais Comuns Num Currículo
Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Como Elaborar a Melhor Resposta?
Sonia Schiavinatto says
Boa Tarde Augusto!
Li todos os seus artigos sobre o CV e creio que o meu está péssimo. Tenho 57 anos e também estou sem uma colocação. Vi as pessoas te pedindo para analisar o CV, mas eu te pergunto se isso tem um custo, pois estou no vermelho e ne, ao menos consigo comprar o curso online para elaborar um novo CV.
Obrigada!
Paulo Simoes says
Olá, gostaria que meu currículo fosse analisado, há essa possibilidade?
augustorocha99 says
Olá Paulo, sim. Pode enviar para o meu email: augusto@outliers.com.br
MARCO ANTONIO COSTA says
Bom dia Augusto.
Tenho 60 anos e mais de 40 de experiência como Engenheiro de Manutenção. Nunca consegui um emprego com o envio de curriculo, mas sempre por indicação de algum amigo. Estou desempregado a 30 dias e gostaria de continuar neste mercado, mas vejo que enviar curriculo não tem retorno algum. Você poderia analisar meu curriculo para concluir alguma falha?
augustorocha99 says
Claro Marco, por favor envie para augusto@outliers.com.br
Fernando Guerra says
Prezado Augusto, boa tarde. Em primeiro lugar parabéns pelo artigo e Blog. Seria possível enviar meu currículo para uma avaliação?
Agradeço antecipadamente. Fernando Guerra
augustorocha99 says
Obrigado, Fernando. Pode enviar o seu currículo para o meu e-mail: augusto@outliers.com.br
Abraço!
Rodrigo Sousa Figueiredo says
Boa tarde.
Li esta reportagem e, como outros milhões de brasileiro, neste momento me encontro fora do mercado. Gostaria que meu currículo fosse analisado para ver o que há de errado no mesmo. É possível?
Obrigado,
augustorocha99 says
Oi Rodrigo, pode enviar para augusto@outliers.com.br. Abraço!
Anderson Amorim says
Gostaria muito que o meu curriculum fosse analisado, existe esta possibilidade.
Obrigado pelo apoio.
augustorocha99 says
Olá Anderson, pode me enviar: augusto@outliers.com.br
Carolina says
Gostaria muito que o meu curriculum fosse analisado, existe esta possibilidade.
Obrigado pelo apoio.(2)
augustorocha99 says
Olá Camila, pode enviar para o meu e-mail: augusto@outliers.com.br para eu analisar.
Abraço!
Alexandre Schittini da Silva says
Gostaria muito que o meu curriculum fosse analisado, existe esta possibilidade.
Obrigado pelo apoio.
augustorocha99 says
Olá Alexandre, pode mandar para o meu e-mail: augusto@outliers.com.br
Rogerio Curtolo says
Tenho 53 anos sou economista e acredito que tenho um bom Curriculum.
Mas o meu inglês……….
hoje estou desempregado , a empresa onde eu trabalhava como Coordenador de Controladoria , faliu.
Na sua visão….
com a minha idade , com meu último histórico (falência) vale a pena ficar de 6 meses a 1 ano fazer inglês fora do Brasil? Hoje sou praticante do Duolingo e TED e acredito que nem “intermediário” é meu inglês
no aguardo.
augustorocha99 says
Olá Rogério,
Já respondi diretamente para o seu e-mail.
Abraço,
Augusto
Andrea Pereira says
Prezados boa tarde
Gostaria de adquirir uma consultoria , analise do meu Currículo, se o mesmo esta dentro das características positivas , padrão do mercado,
Grata
Andrea