Vou contar uma história rápida para vocês: Sempre vejo profissionais que mergulham em cursos de pós-gradução, especializações e MBAs. Não nego a importância destes cursos, afinal, o conhecimento técnico que eles trazem são importantíssimos e no caso dos MBAs você pode ter um networking bem interessante.
Mas, antes disso, faça um favor à sua carreira: INVISTA no inglês! Sim, invista tempo e dinheiro se necessário, mas eu te garanto que será o melhor investimento na SUA CARREIA.
“Ah Augusto, mas você fala isso porque você ensina inglês técnico para a área contábil!” Não, caro colega profissional de contabilidade e finanças, eu ensino inglês técnico DEVIDO à falta de profissionais com um nível de inglês realmente bom em nossa área. A ordem dos fatos é inversa neste caso e eu apenas ví uma oportunidade de mercado.
Como experiência própria, eu fiz de tudo para ter uma formação técnica de excelência, estudei na USP, na Finlândia, na Dinamarca, mas se não fosse pelo inglês, que eu aperfeiçoei na época da graduação, eu não teria as oportunidades profissionais que eu tive. Com 27 anos eu já assinava o balanço de uma grande multinacional de bebidas energéticas (você tem um chute para acertar qual!?) e a vaga que eu ocupei estava há 6 meses em aberto porque eles entrevistavam bons profissionais, porém os mesmos não tinham nível de inglês suficiente para manter um bom contato com o headquarters. Quando eu pedi demissão para começar a Outliers, supresa… a vaga ficou vários meses aberta até encontrarem outro profissional. Pense que era uma vaga excelente, em uma empresa em que muitos sonham em estar e essa vaga poderia ser sua, mas o inglês não era apenas um requisito, era extremamente essencial para a vaga.
No decorrer dos anos ví muitos colegas que investiram no inglês e agora ocupam ótimos cargos, alunos que melhoraram seu inglês pouco a pouco e foram conseguindo suas promoções e posso dizer que realmente vale a pena!
Não deixe a falta de tempo ser uma desculpa, se a questão for dinheiro, existem muitos sites e materiais online que podem ajudá-lo, se tiver a oportunidade de estudar no exterior vá, mesmo que seja por 1 mês, apenas não fique parado quando a questão é aprender inglês. O impacto na sua carreira será enorme, pode acreditar.
Se tem alguma dúvida, pergunte para um headhunter como é difícil recrutar um profissional contábil com ótimo nível de inglês.
E para provar que eu não estou puxando a sardinha pro meu lado, não vou fazer propaganda de nenhum dos nossos cursos neste post 🙂
Se quiser alguma dica de como desenvolver o seu inglês (profissional ou de forma geral), deixe o seu comentário ou me envie um e-mail: augusto@outliers.com.br que eu terei o maior prazer em respondê-lo e criar um novo post com as principais dúvidas.
Lembre-se que nunca é tarde para aprender!!
Leia também: Como Falar IPI Em Inglês
Como Explicar PIS/COFINS Em Inglês
Indicadores Financeiros Em Inglês
Darlan Nascimento. says
Olá Augusto!
Seu texto veio em um momento decisivo para que eu embarque para um intercâmbio. Quais são as melhores cidades americanas para o profissional contábil fazer o intercâmbio??
Desde já agradeço!
augustorocha99 says
Olá Darlan, tudo bem?
Eu me guiaria mais pelos cursos oferecidos por cada escola do que por cidades específicas. Se você já tiver um nível Upper Intermediate, algumas escolas oferecem cursos mais específicos como English for Finance, se não for o caso, eu acho mais interessantes as cidades com menos brasileiros para que você possa realmente se relacionar mais com os estudantes estrangeiros e a comunidade local.
Abraço e bom intercâmbio!
Roberto Pereira says
Olá Elisangela, eu fiz o curso Relatórios Contábeis em Inglês e tenho recomendado a todos meus contatos, vale a pena.
Elisangela Hirota says
Olá Augusto,
Gostaria de indicação para aperfeiçoar o inglês de forma pratica e efetiva.
Pode me ajudar?
Grata
augustorocha99 says
Olá Elisangela,
Vou te passar algumas opções:
Um ótimo site que ensina gratuitamente é o da BBC: http://www.bbc.com/portuguese/topicos/aprenda_ingles
Um outro site que eu gosto muito é o English-Attack: http://www.english-attack.com
Todo dia tem um vídeo gratuito para praticar e a versão paga dele tem um custo benefício muito bom (ao redor de R$ 17,90 por mês).
De materiais impressos, eu gosto muito da série Professional English da Cambridge com os CDs. Os livros são:
Business Start-up 1
English 365 for Work and Life níveis 1,2 e 3.
Em relação aos cursos pagos, eu costumo recomendar aulas particulares, com um professor que tenha um ótimo currículo na área ou um intercâmbio (mesmo que seja curto, de 1 a 6 meses), pois além de melhorar o seu inglês, terá um impacto enorme em sua confiança.
Se você for da área contábil, temos o nosso curso Relatórios Contábeis em Inglês Online.
Link para o curso: http://online.outliers.com.br/curso/relatorios-contabeis-em-ingles