Ultimamente tenho visto tantas pessoas perdendo tempo e sendo iludidas por “esquemões” e fraudes no LinkedIn, que resolvi escrever um pouco sobre isso.
Muitas pessoas ficam um pouco mais suscetíveis a acreditar em falsas promessas, quando estão à procura de um novo emprego ou fonte de renda e acabam perdendo tempo ou divulgando informações a terceiros, que possuem apenas um interesse próprio disfarçado em seus posts.
A maioria das “falsas promessas” tem apenas o objetivo de conseguir o seu contato para te enviar uma série de spams depois, outras podem até lhe causar um prejuízo financeiro. Vejamos algumas, que encontrei em uma rápida pesquisa em minha própria timeline e vamos desconstruir alguns mitos:
1. Diga “sim” para qualquer proposta mirabolante…
Quando você escreve “sim” a pessoa que criou o post consegue te enviar mensagens. Em 99% dos casos, trata-se de algum esquema disfarçado de pirâmide ou marketing multi-nível que vai demandar um investimento (ainda que pequeno) de você e raramente irá levá-lo a algum lugar.
Ninguém sai recrutando pessoas para um negócio sério neste formato. Use o seu bom senso.
2. Trabalhe no exterior…
Ah, quem não quer trabalhar no exterior, não é mesmo? A grande maioria destas postagens é de consultorias de imigração que querem o seu “YES” para falar como são boas as suas chances de conseguir trabalhar no Canadá, Australia, Estados Unidos, etc… e te vender seus pacotes de consultoria.
Se você tem uma boa formação, experiência profissional e domina o inglês, você pode ter chances de conseguir imigrar e trabalhar no exterior, mas saiba que é um processo longo e faça uma boa preparação para isso. Pesquise sobre consultorias sérias. Você acha que uma boa consultoria sai “caçando” clientes por aí desta forma?
3. Cuidado na hora de aceitar convites para se conectar.
Existe um certo padrão de perfis falsos, os famosos fakes. Geralmente são fotos de belas mulheres que enviam requests para “captar” contatos masculinos e fotos de modelos homens para conectar com mulheres.
A idéia é a mesma, ter o seu contato, conseguir algumas informações suas e te enviar spams vendendo coisas.
Duas sugestões:
- Caso você não se lembre da pessoa, veja quantas conexões vocês tem em comum.
- Visite o perfil da pessoa. Existe algum motivo aparente para vocês estabelecerem um contato?
O importante acima de tudo é ter bom senso e pensar na razoabilidade do que está sendo oferecido/proposto nos posts.
Existem uma série de empresas e profissionais que oferecem conteúdo de qualidade, nenhum deles utilizará um texto apelativo que fale em enriquecer, conseguir oportunidades que pareciam inatingíveis, etc.
Concentre-se no que o LinkedIn oferece de melhor: networking com pessoas da sua área e conteúdo de qualidade gratuito que circulam aos montes nos posts e nos grupos de interesse.
Contribua para a discussão: quais as fraudes e falsas promessas que vocês já viram no LinkedIn?
Abraços,
Augusto
Leia também:
O Erro Que 99% das Pessoas Cometem no LinkedIn
Perfil no LinkedIn: 6 Coisas Que os Recrutadores Observam e Dicas de Como Melhorar o Seu
4 Formas de Agregar Valor Em Grupos No LinkedIn