Se você já participou de várias entrevistas de emprego, sabe que as perguntas geralmente são estruturadas de uma forma muito parecida e muitas vezes se repetem. Ainda assim, muitos candidatos não se aproveitam do fato de basicamente saberem o que será perguntado de antemão e se prepararem de forma adequada antes da entrevista.
Nós sabemos que treino é treino e jogo é jogo, ou seja, você até acha que está preparado, mas na hora da entrevista, com um estranho olhando desconfiado para você enquanto faz uma série de perguntas, sua performance seja abaixo do que você esperava. De qualquer forma, se você conhece bem a empresa para a qual você está se candidatando e se prepara adequadamente, não existem motivos práticos para você ir mal.
Aqui estão as 5 questões mais comuns em entrevistas de emprego para todas as áreas:
Esta é uma pergunta difícil, disfarçada de pergunta fácil! Os recrutadores buscam respostas que mostrem suas habilidades e personalidade. DICA: formule respostas alinhadas com o job description da vaga. É muito difícil estruturar uma boa resposta na hora, por isso dizemos que treino é fundamental.
A idéia é estruturar um discurso conciso e convincente, que incluam suas habilidades (RELACIONADAS à vaga) e experiências que mostrem que você agregará valor a empresa.
Conheça bem o perfil da empresa e se prepare para dar respostas e se comportar de acordo com o perfil da mesma. Você não vai para uma entrevista em uma agência de publicidade, vestido de terno e gravata e adotando um tom 100% formal, certo? Da mesma maneira, você que você não deve se comportar informalmente em uma entrevista em um banco de investimentos ou escritório de advocacia. Saiba onde está pisando e prepare o seu discurso para isso.
Existe uma forma, simples e direta de responder a esta pergunta: escolha dois ou três pontos fortes e os ELABORE com EXEMPLOS.
Não diga apenas “sou pró-ativo, comunicativo, tenho ótima habilidade de liderança, sou motivado e comprometido”. Palavras ao vento não querem dizer nada…
Se você é pró-ativo, diga isto e ilustre uma situação em que você usou sua pró-atividade, se você é um bom líder, conte uma experiência que mostre como você usou esta habilidade para trazer bons resultados à sua empresa.
Foque em poucos pontos, mas elabore bem os seus exemplos para fundamentar a sua resposta com bons exemplos. O resultado será muito melhor.
Esta é uma das questões mais temidas. Demonstrar pontos fracos em uma situação em que você quer passar apenas impressões positivas, é complicado. Tente pensar em algo que você sabe que precisa melhorar e já está fazendo algo para mudar esta situação e de preferência que não seja uma habilidade essencial para a vaga.
Pessoalmente, eu prefiro listar alguma fraqueza técnica, pois elas pode ser desenvolvidas facilmente e evitar problemas de personalidade / relacionamento (é mais fácil alguém aprender a utilizar macros em MS Excel do que deixar de ser teimoso, por exemplo).
EVITE respostas batidas como impaciente ou perfeccionista. Neste caso, o recrutador é que irá ficar impaciente com você.
Aqui, sendo bem sincero, você tem que dar uma resposta que o entrevistador quer ouvir. Você pode estar lá apenas pelo dinheiro, mas não pode dizer isso. Historinha rápida: uma vez entrevistamos um professor americano para uma vaga de professor de inglês, quando perguntamos o motivo de ele ter vindo para o Brasil, ele solta a seguinte pérola: “as mulheres”. Terminamos a entrevista na hora. Uma resposta tosca (ao extremo) e nem um pouco profissional, mesmo que ele realmente tenha vindo para cá por este motivo.
Você pode dizer que esta é uma posição / empresa em que você acredita que terá a oportunidade de desenvolver um bom trabalho e crescer. Tente alinhar o que a vaga está pedindo e o que você gosta de fazer profissionalmente e terá uma ótima resposta.
DICA: quando estiver em entrevistas em empresas em que quase todos querem estar (por exemplo Google), não diga apenas que você quer trabalhar lá porque você ama o Google (todos dizem isso), ao invés disso, foque mais na vaga, mostre que antes de mais nada você tem interesse naquela vaga, naquele trabalho.
Agora é a hora de deixar uma boa impressão e tirar todas as dúvidas que o entrevistador possa ter, caso ele/ela esteja em dúvida sobre o fato de você ser ou não a pessoa certa para a vaga.
O “x” da questão é convencer o entrevistador em relação a estes três pontos:
Se preparando adequadamente para responder a estas questões (e possíveis variações), você se sairá muito melhor em sua próxima entrevista.
A Outliers oferece Coaching para Entrevistas em Português e Inglês. Conheça estes serviços em nossa página: http://www.outliers.com.br/servicos/coaching-para-entrevistas-em-portugues
Leia também:
Não Tenha Medo de Fazer Essas Perguntas Numa Entrevista
Como Responder a Pergunta: Quais São Seus Pontos Fortes Numa Entrevista?
Pontos Fracos em Entrevistas: Como Elaborar a Melhor Resposta?
Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…
Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…
Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…
Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…
Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…
Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…