Na semana passada o LinkedIn celebrou seu 13º aniversário com mais de 414 milhões de usuários, sendo a maior rede social voltada a profissionais. Em se tratando de LinkedIn, portanto, nós somos pequenos peixes dentro de um enorme aquário. Dessa forma, se você quiser ter chances de ser contactado para entrevistas ou uma ótima oportunidade de negócios, você precisará se destacar. Porém é exatamente neste ponto que os usuários estão cometendo um erro crucial:
99% dos usuários NÃO otimizam realmente os seus perfis.
A maioria dos usuários não sabe como otimizar o conteúdo de seus perfis, para que possam ser encontrados. Tudo se resume a:
a) utilizar as palavras corretas
b) usar a quantidade certa de palavras.
Eis aqui o porquê:
Sem Palavras-Chave = Sem Visibilidade
LinkedIn é uma ferramenta de busca. Assim como o Google, se você quiser encontrar o que você está buscando, você precisa incluir palavras-chave específicas, para que os mecanismos de busca do Linked-in o encontre. Por exemplo, se eu estiver buscando um profissional de marketing com experiência em mídias sociais, eu colocaria “marketing” e “mídias sociais” na busca. A plataforma do LinkedIn, a partir disso, busca candidatos com estas habilidades e verifica quantas vezes estas palavras-chave aparecem no decorrer do seu perfil. Isto é chamado de “densidade de palavra-chave”. Quanto maior a densidade do termo buscado, melhor a sua colocação no resultado das buscas. Este vídeo do site Careerealism explica: http://www.careerealism.com/linkedin-recruiters-cant-find/
Seu Título Vale Ouro
Além da densidade de palavra-chave, seu título é crucial para que você seja encontrado. Se você tiver a palavra-chave em seu título, o LinkedIn o enxerga como um match ainda melhor para esta busca e você será encontrado muito mais fácil. Portanto utilize nomenclaturas do mercado, ao invés de nomenclaturas específicas da sua empresa.
Por exemplo, em uma das empresas que trabalhei o nome interno da minha posição era Gerente de Commercial Finance, porém quase ninguém busca este termo no Google, o nome mais comum da função era Gerente de Planejamento Financeiro. Com este título no LinkedIn, era muito mais fácil eu ser entrado. Da mesma forma que o presidente da América Latina, era chamado de Latam Head Coach, porém, para ser encontrado no LinkedIn em uma busca, ele deve adotar CEO Latin America.
Não se esqueça da área de Skills & Endorsements
Muitas pessoas ignoram esta área. Não deveriam. O número de endorsements que você tem, também impacta no resultado da busca.
Se você construir, eles virão… (lembra do filme “Campo dos Sonhos”)
Vale muito a pena gastar algum tempo para otimizar o seu perfil. Quanto mais ativo você é no LinkedIn, melhores seus resultados serão. Lembre-se, o número de usuários de LinkedIn vai ficar cada vez maior, o tornando ainda mais competitivo. Quanto mais você demorar para otimizar o seu perfil, pior ficará o seu resultado na hora que um recrutador ou um business prospect buscar um perfil com as suas características.
Seguindo estas dicas você conseguirá ter mais chances de ser chamado para entrevistas de emprego, através do LinkedIn.
Você sabia que a Outliers oferece Coaching para entrevistas de emprego? Visite: http://www.outliers.com.br/servicos/coaching-para-entrevistas-em-ingles
Leia também: Publicar Artigos no LinkedIn Pode Me Ajudar a Conseguir um Novo Emprego?
5 Dicas Para Destacar Seu Currículo
Perfil no LinkedIn: 6 Coisas Que os Recrutadores Observam e Dicas de Como Melhorar o Seu
[…] publicamos nosso último artigo: O Erro que 99% das Pessoas Cometem no LinkedIn, recebi uma pergunta da nossa leitora Carolina Mattos, sobre a efetividade de se publicar artigos […]
Gostei das dicas.
Gostei das dicas, boas e fáceis de se colocar em pratica.
obrigado pela “DICA”t
Dicas muito boas. Vou colocar em prática.