Muitas pessoas devem se identificar com a frase acima “Eu odeio networking”… ok, talvez você não odeie, mas muitos se sentem um pouco desconfortáveis para retomar contatos antigos, ir a algum evento da sua área e conhecer pessoas, ou mesmo chamar aquele seu ex-colega de empresa ou um contato do LinkedIn para um café.
Fizemos uma pesquisa com alguns de nossos leitores e selecionamos as 3 melhores respostas para a pergunta: “Como ser um “networker” mais efetivo”?
Jorge Alcântara, Empresário – Rio de Janeiro/RJ:
Aumente sua rede de contato através de atividades prazeirosas, não apenas da forma convencional (feiras, eventos, associações de classe). O maior contrato que eu fechei na vida, foi com um cliente que conheci na academia que frequento, outro no MBA que eu fiz recentemente. Portanto converse com as pessoas, fale sobre suas atividades de trabalho, acredito que muitos vão se surpreender com as portas que irão abrir.
Maria S. Davidson, Arquiteta – São Paulo/SP:
A prática faz a perfeição: quanto mais você pratica, melhor fica. Eu também acredito que as pessoas se colocam muita pressão em networking, por exemplo, quando alguém vai a algum evento e fica pensando eu TENHO que encontrar alguém que irá me arrumar um emprego, ou cliente, ou um business prospect. Relaxe, ouça bastante o que as pessoas têm a dizer e depois fale sobre você de forma natural.
Xavier Couto, Consultor de TI – Porto Alegre/SP:
Pelo que eu observo, muitas pessoas confundem distribuir cartões de negócio com networking. Desenvolver um relacionamento de confiança leva tempo, não tente “se vender” nos primeiros 5 minutos de conversa. Como eu tenho família e filhos, gosto de agendar almoços com antigos colegas de faculdade e de antigas empresas, muitas vezes nem focamos no assunto de negócios, deixe tudo fluir de uma forma natural.
Comentário do autor do blog – Augusto Rocha:
Nunca fui um expert em networking, porém eu participo ativamente de grupos de LinkedIn. Em uma oportunidade um dos sócios da plataforma de inglês online English Attack (www.english-attack.com) me contactou dizendo que vinha para um evento no Brasil e estava procurando um representante por aqui. Me interessei marcamos um café e depois de uns 3 meses de negociação, me tornei o representante oficial no Brasil e hoje já são mais de 20.000 usuários brasileiros no English Attack (2º. país no mundo). Ou seja, uma simples participação no LinkedIn + 1 café + alguns Skype Calls e eu tinha fechado um contrato importante graças ao famigerado networking 🙂