Por que nossas universidades são tão retrógradas? E como isso impactará o seu futuro.

Nosso ensino superior (na maioria dos cursos) é extremamente ultrapassado. Em muitas carreiras, caso seu pai tenha feito um curso superior, as aulas e matérias que ele teve são exatamente iguais as que você também teve (ou terá), só que agora algumas são criadas em PowerPoint.

As universidades brasileiras são extremamente quadradas, no sentido de que, quando você se matricula em um curso, quase a totalidade das matérias é relacionada exclusivamente àquele curso, não permitindo uma formação mais abrangente. Desculpe informa-los, mas o mundo moderno e digital não funciona mais desta forma linear.

O aluno não tem a flexibilidade de montar uma grade que lhe permita um conhecimento multidisciplinar, como ocorre em sistemas de ensino mais avançados, como o modelo escandinavo ou o adotado nas melhores escolas americanas.


O mundo moderno e digital não funciona mais de forma linear


O que é preciso para ser um bom profissional atualmente?

Para responder a esta pergunta, vou focar na minha área de formação, Ciências Contábeis, mas o que eu vou escrever se aplica a quase todas as áreas.

Para se destacar e ter uma vida profissional (como funcionário ou empreendedor) bem sucedida, vamos considerar que um profissional precise de:

  1. Conhecimento Técnico: Ok! As boas faculdades/universidades brasileiras conseguem preencher este quesito.
  2. Inglês: Zero! São pouquíssimas faculdades que preenchem esta lacuna. Para dar um exemplo concreto, eu fiz uma parte da minha graduação na Finlândia, país em que 100% dos alunos deixam o ensino médio já com um altíssimo nível de inglês, mas pasmem: na faculdade eles continuam tendo aulas de Business English e matérias gerais em inglês.
  3. Habilidades de Apresentação: Zero! Seja para vender, apresentar um orçamento, um projeto, não importa a sua área. Saber apresentar bem é uma vantagem competitiva gigante que não é aperfeiçoada na faculdade.
  4. Habilidades Multidisciplinares: Zero! Aqui incluo habilidades de comunicação, personal branding, política, uso de tecnologias etc. Nossas universidades não permitem ao aluno obter este tipo de formação.

Resumindo, atualmente nossas universidades e faculdades formam pessoas para exercerem uma atividade e não para serem profissionais dinâmicos e flexíveis que a sociedade atual demanda.

Por que isso acontece?

Na opinião do autor, isso acontece pois em nosso país muitas vezes a solução “mais fácil” é priorizada. Seria muito mais difícil para as universidades montarem grades de estudo multidisciplinares, com matérias de carga horária variada (o que evitaria os famosos conteúdo para “encher linguiça”), trazendo diferentes especialistas que não são necessariamente professores da faculdade e por aí vai.

Por exemplo: Na Finlândia, eu cursei uma matéria chamada “International Finance”, com 8 horas de duração. Esta carga horária era suficiente para esta matéria e assim foi possível trazer um professor especialista de Luxemburgo para ministrar as aulas. Outras matérias tinha, carga horária de 60 horas, outras eram apenas online e assim por diante.

O “X” da questão aqui é: isso é muito mais trabalhoso. Não vou nem entrar no mérito das faculdades “caça níquel” geridas por fundos de investimento que se espalharam no Brasil. Dizer que elas não tem comprometimento nenhum com o ensino seria chover no molhado. Estou falando das boas universidades que temos por aqui e que teriam potencial para implementar algo deste tipo.

Quando nossas universidades irão se adequar à nova realidade social, econômica e passará a realmente formar profissionais para um mundo digital e não linear?

Eis aqui o ponto que afeta todos nós: quem não buscar conhecimento e procurar ter um entendimento maior das mudanças que estão ocorrendo na sociedade pós-Internet e principalmente da velocidade destas mudanças, terá problemas para se manter no mercado de trabalho ou mesmo manter uma empresa própria em pleno funcionamento. E eu não estou falando de um futuro longínquo, estou falando de 10 a 15 anos.

Veja neste vídeo o exemplo da sueca Hyper Island e como funcionam seus cursos (a Hyper Island começou como escola livre e agora tem cursos de graduação):

Deixo vocês com duas questões:

– Na maioria das carreiras, um diploma universitário terá o mesmo valor daqui a 10 anos, considerando a ampla gama de informações que já temos disponíveis online atualmente?

– Quanto tempo nosso mercado de trabalho irá levar para reconhecer que o conhecimento que uma pessoa trás, vale mais do que um diploma ou certificado?

 

 

Augusto Rocha

Co-fundador e Chief Growth Officer da Outliers Siga no LinkedIn:

Share
Published by
Augusto Rocha

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

2 meses ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

2 meses ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

5 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

1 ano ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago