Existe algo que eu aprendi desde o meu primeiro dia de trabalho: as pessoas com quem você conversa, podem impactar muito (positivamente ou negativamente) em sua percepção de sua empresa atual e de seu trabalho.
Observando com mais atenção no decorrer do anos, percebi que pessoas bem sucedidas nas organizações tendem a evitar certos tipos de colegas e para ser bem sincero, as pessoas acabam se fechando em grupos. Pense um pouco no seu ambiente de trabalho: tenho certeza que os “reclamões” tendem a almoçar juntos e aqueles mais otimistas também tem o seu grupinho.
Pensando nisso, fiz uma lista com 5 tipos de colegas de trabalho que voce DEVE evitar para ter sucesso em sua carreira:
1. O Reclamão (vulgo Hater)
Aqui temos o incansável “reclamão”, aquele ou aquela camarada que vê o lado negativo em tudo. Reclama do mundo, culpa os outros por não ter sido promovido e critica até aqueles que tentam causar um impacto positivo seja na empresa ou na sociedade como um todo.
Negatividade contagia (infelizmente). Basta você entrar nesta faixa de vibração por alguns segundos e em breve você estará reclamando de alguma coisa também.
Pessoas bem sucedidas não desperdiçam tempo com haters, e sim com outras pessoas positivas! Afastem este tipo de perfil do seu cotidiano, o máximo possível.
2. O Invejoso
Um amigo ou colega invejoso, não irá comemorar suas vitórias ou te apoiar em suas iniciativas. Ele(a) cobiça a vida que você planeja ter, porque sabe que não consegue executar planos da mesma forma que você consegue.
Ser chefe ou funcionário já não é tarefa fácil para ninguém, procure cercar-se de pessoas que fiquem genuinamente felizes com suas pequenas conquistas e se entusiasmem com seu planos.
3. O Colega “Sabonete”
Aquela pessoa que não cumpre nenhum compromisso, mas tem desculpas para tudo. Este perfil não respeita o seu tempo e será um problema para sua produtividade. Seja bem franco e direto quando lidar com pessoas com este perfil, para cortar este tipo de problema logo na raiz. Acredite: uma conversa educada, objetiva e sincera, pode fazer milagres.
4. O “Aponta Dedos”, culpa os outros por tudo
Já é difícil lidar com nossas próprias culpas, então imagine perder energia com quem quer lhe atribuir culpa por tudo! Procure sempre documentar bem suas ações para que você possa sempre mostrar com fatos que está fazendo tudo o que está ao seu alcance.
5. O Inseguro / Medroso
Tem medo de tudo e desconfia que tudo vai dar errado a qualquer momento. Estar com pessoas assim é algo que causa muito stress, parece que uma bomba irá cair a qualquer momento. Esta é uma energia oposta à que você precisa, especialmente quando está iniciando um projeto novo.
Ninguém está imune a lidar com este tipo de colega no trabalho, e obviamente é difícil ignorá-los 100% do tempo, mas procure reduzir sua exposição a este tipo de influência negativa. Sempre existem pessoas competentes, seguras e positivas para você se relacionar, passe a maior parte do tempo possível com elas e você verá as coisas acontecendo muito mais rápidas para você e sua carreira!
Outros artigos de Augusto Rocha para o blog da Outliers:
Como Responder à Pergunta “Quais os Seus pontos Fracos” em entrevistas de emprego?
8 Razões Pelas Quais Bons Profissionais Continuam Desempregados.
BAIXE NOSSO eBOOK GRÁTIS: COMO TER SUCESSO EM ENTREVISTAS DE EMPREGO