Por Augusto Rocha / LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/augusto-rocha-06b28412
Esta é uma questão que assombra muitas pessoas atualmente. Em meu artigo “8 Razões Pelas Quais Bons Profissionais Continuam Desempregados” muitos profissionais perguntaram sobre algo que eu esqueci de abordar: E A QUESTÃO DA IDADE?
Foi aí que eu percebi que não há como fugir deste tema, nem tentar ser muito cauteloso e polido ao falar sobre isso. É um fato que o mercado de trabalho está ruim para todos os níveis hierárquicos e idades, porém para profissionais com mais de 40 anos, a situação é muito mais delicada. Além de ter todas as atribuições que o mercado deseja e exige (alto nível de inglês, formação de ponta, etc), você precisará vencer este certo preconceito que existe na maioria das organizações.
Quero abordar este tema através de 3 pontos:
- O Futurista Tiago Mattos da Perestroika, ao abordar o futuro do trabalho, afirma que nós teremos várias carreiras diferentes em nossas vidas (e eu concordo).
- Minha experiência recrutando profissionais acima desta faixa etária na Outliers Academy (vagas administrativas e de professores): o que observei ao longo destes anos.
- Se você não quiser mudar de carreira, o que fazer para assegurar um emprego em sua área?
Então vamos lá:
1. O Futurista Tiago Mattos da Perestroika, ao abordar o futuro do trabalho, afirma que nós teremos várias carreiras diferentes em nossas vidas (e eu concordo).
Antigamente as empresas começaram a aposentar seus funcionários aos 60 anos, depois de um tempo, 50 anos passou a ser uma idade que você era considerado “velho”, e agora com apenas 40 anos, você já encontra dificuldades para se recolocar.
Agora, veja o tamanho do problema: a expectativa de vida só aumenta com os avanços na ciência saúde e tecnologia, em tese, um profissional de 40 anos precisaria trabalhar por mais 20, 30 anos… a conta não fecha. Tudo isso aliado aos problemas enfrentados pela previdência, mas isto é um assunto tão complexo que não iremos tratar aqui.
Meu ponto é: abra sua mente para outras possibilidades de “ganhar a vida”. Procure ler um pouco sobre o tema “Futuro do Trabalho”, você irá perceber que MUITAS profissões tendem a ser automatizadas e chegar perto de desaparecer em um futuro próximo!
Um exemplo: Você conhece o Ross, o primeiro advogado-robô que já ganhou milhares de recursos de multa utilizando Inteligência Artificial? Veja neste link: http://www.rossintelligence.com/
Sabia que muitos textos que você lê foram escritos por robôs? Pesquise um pouco sobre como séries de sucesso como Stranger Things foram desenvolvidas e escritas.
Existem muitos campos interessantes para você atuar, como daria para escrever um livro sobre este assunto, deixaremos isto para outro post.
2.Minha experiência recrutando profissionais acima desta faixa etária na Outliers Academy (vagas administrativas e de professores): o que observei ao longo destes anos.
Durante 4 anos eu recrutei muitos professores de inglês, espanhol, português para estrangeiros e cargos administrativos na Outliers Academy. Nunca deixei de chamar para entrevista alguém por causa da idade, mas é importante ressaltar que existem profissionais que realmente pararam no tempo. Independente de qualquer coisa, não deixe de utilizar as tecnologias, apps, e gadgets que surgem (além das atualizações e mudanças em sua área de atuação profissional, claro).
Percebi que isso varia de pessoa para pessoa também. Tenho profissionais de mais de 50 anos trabalham muito bem com material nas nuvens e utilização de todas as nossas ferramentas online. Cabe a você mostrar que isso não é um problema para você.
3. Se você não quiser mudar de carreira, o que fazer para assegurar um emprego em sua área?
Muitos profissionais amam o que fazem e não querem buscar uma nova carreira, o que é justo, afinal você tem experiência, energia para dar e vender e vontade de fazer um excelente trabalho em uma empresa que tenha um propósito bacana!
Neste caso, algumas recomendações:
– Tenha um currículo objetivo e moderno: tenha um CV de no MÁXIMO duas páginas. Suas três últimas funções são praticamente as únicas relevantes para quem está recrutando. Não precisa colocar detalhes de posições que você ocupou há mais de 10 anos atrás. Nos Estados Unidos ninguém coloca idade nos CVs, eu particularmente também acho desnecessário inserir dados pessoais como idade, estado civil, número de filhos, etc.
– Se chamado para uma entrevista mostre além da sua experiência que você é um profissional atualizado e principalmente faça uma pesquisa detalhada sobre a empresa e a vaga (eu sei que todo mundo recomenda isso, mas quase ninguém realmente faz).
– Demonstre entusiasmo, energia e procure mostrar que você interage bem com profissionais de diferentes idades. Atualmente não é algo tão incomum ter um chefe mais novo que você.
– Conte sua trajetória mostrando como suas experiências anteriores são importantes para ajudá-lo(a) a fazer um excelente trabalho. Isto é um ótimo exercício de alto-estima, pense em tudo o que você já aprendeu e realizou, isto te deixará mais confiante na busca por um novo emprego e te ajudará muito em uma entrevista.
Caso precise de ajuda profissional com o currículo ou para se preparar para entrevistas, pode entrar em contato conosco: contato@outliers.com.br