Recebo frequentemente as seguintes perguntas: Os CVs estão com os dias contados? Até quando teremos que enviar currículos?
Afinal, o CV está morto? Na opinião deste autor, NÃO. A única diferença é que agora ele é parte integrante de uma análise mais detalhada por parte dos recrutadores, que envolve uma avaliação das suas redes sociais (LinkedIn, Facebook até o Twitter). Sim, o que você posta pode contar a favor ou contra você (e acredite, os recrutadores analisam sim o perfil dos finalistas a uma vaga).
No cenário atual, com bons profissionais desempregados, a concorrência por uma boa vaga é bastante acirrada, neste caso, para ser competitivo, você precisará de:
- Um currículo bem redigido, prático, objetivo, que mostre resultados e chame a atenção dos recrutadores.
- Um perfil bem feito no LinkedIn, bem organizado que facilite que você seja encontrado em buscas relacionadas ao seu cargo ou área de atuação.
- E caso tenha Facebook ou Twitter, tenha cautela com o exagero em postagens políticas ou agressivas seja a quem for. Seja positivo 🙂
Ainda não acredita nisso? Veja algumas estatísticas:
1. De acordo com o site americano Career Builder, 80% dos recrutadores pesquisam no Google informações sobre potenciais candidatos até mesmo antes de chamá-los para entrevista. A propósito, eu faço o mesmo quando estou recrutando para minha empresa.
2. 51% dos recrutadores afirmaram já terem desistido de contratar um candidato devido a algo que encontraram em mídias sociais.
Candidatos mais jovens estão mais cientes disso e já costumam fazer uma “limpa” em seus posts em redes sociais antes das entrevistas. Meses atrás um jovem jogador de futebol deixou de ser contratado pelo São Paulo por ter se referido ao público de forma pejorativa nas redes sociais (anos antes da pré-contratação acontecer).
Eu mesmo já ví uma profissional sênior ser demitida de uma das empresas que trabalhei por causa de algumas postagens em seu blog, sobre a personalidade/desempenho de seus colegas (mesmo que fosse sem citar nomes).
Como conclusão, gostaria de enfatizar os seguintes pontos:
- O CV não está morto, ele apenas passou a ser parte de uma pacote mais completo de análise, portanto, TENHA UM BOM CV. 99% dos processos seletivos que você irá participar lhe pedirão um CV. Ter um currículo bem feito ainda ajuda muito.
- Como anda seu LinkedIn? Não basta apenas ter uma página, ela deve ser bem organizada! Participe dos grupos de discussão de sua área e dê suas contribuições. Escreva artigos e mostre que você é competente em sua área.
- Blogs, Facebook e Twitter: existe uma sigla em inglês que é TBYT (Think Before You Tweet – Pense Antes de Twitar). Isso vale para todas as redes sociais. Esta é uma análise até mais profunda: avalie sua presença nas redes sociais e reflita sobre qual o tipo de conteúdo você está postando ou compartilhando. Isto está agregando valor, gerando informação ou apenas causando conflitos desnecessários?
Ao mesmo tempo que a tecnologia torna os processos de recrutamento mais práticos, também os torna mais exigentes e quase todas suas informações estão disponíveis para quem quiser analisar.
Fazer um bom trabalho envolvendo CV + Presença Positiva nas Redes Sociais pode ajudá-lo mais do que você imagina.
Conheça o curso: Como Elaborar Um Currículo Vencedor
Leia também: 5 Dicas Para Destacar Seu Currículo