Época de crise, muitos profissionais excelentes procurando emprego, tornando a competição por uma vaga mais acirrada ainda! Nesse cenário, como destacar o currículo? Veja abaixo 5 dicas para você sair na frente!
Muita gente acha que currículo é igual a lista de responsabilidades, e coloca uma infinidade de tarefas que executou nas suas experiências passadas. ERRADO! Currículo não é lugar para listar atividades, até por que muitas vezes, elas são óbvias, pois todo executivo de vendas é responsável por vendas, e todo diretor financeiro é responsável pela liderança da equipe financeira.
Então, para se diferenciar, foque nos seus RESULTADOS! Aquelas realizações que te realmente destacam!
Você foi um executivo de vendas que dobrou as vendas para um determinado cliente de um ano para o outro? Foi um diretor financeiro que conseguiu melhorar os processos internos e obter uma economia para a empresa? Isso é o que vai te destacar dos outros candidatos! O ideal é que você evite termos vagos e consiga quantificar as realizações, seja em termos monetários ou em termos percentuais.
Veja o exemplo abaixo, qual você acha que vai atrair mais o recrutador?
Reduzi drasticamente o custo operacional da empresa.
Ou
Reduzi o custo operacional da empresa em R$ 3 milhões por ano.
Nada de parágrafos longos e infindáveis. Você está escrevendo um currículo, e não um livro! Sempre falo que o currículo é como uma propaganda na TV, deve conseguir atrair seu público (nesse caso o recrutador) num curtíssimo espaço de tempo. E para conseguir se comunicar bem, o currículo precisa estar inteligível e fácil de ler. Dessa forma, frases diretas em itens são muito melhores do que um parágrafo de 5 linhas!
Procure utilizar uma formatação que ao mesmo tempo seja adequada à sua área de atuação (algumas áreas são mais tradicionais e outras mais arrojadas) mas que consiga de forma visual diferenciá-lo de outros candidatos. Nas fotos de chamada deste artigo temos alguns modelos interessantes. Seu CV é sua primeira impressão, seu cartão de visita, da mesma forma que você não vai mal arrumado a uma entrevista, por que você enviaria um CV mal organizado ou que caia em uma vala comum? Lembre-se: a primeira impressão é MUITO importante e poderá ajudá-lo até na hora da entrevista, pois irão se lembrar que você é o candidato que enviou um CV caprichado!
Leia também: 10 Erros Mais Comuns em um Currículo
Como Elaborar a Carta de Apresentação que Conquista
Não Tenha Medo de Fazer Essas Perguntas Numa Entrevista de Emprego
Parece óbvio, mas muita gente não revisa o currículo antes de enviar. A minha dica é: faça o currículo num dia, depois revise-o no dia seguinte. Dessa forma, você estará com a cabeça arejada e poderá analisar se as informações que inseriu realmente são pertinentes, pegar eventuais erros de digitação, erros de português, se está inteligível, enfim, será uma ótima oportunidade para você mesmo avaliar se seu currículo está bom! Se puder, peça para alguém de confiança que leia o seu currículo e receba as críticas de forma positiva! Tem situações que podem estar super claras na sua cabeça, que vivenciou aquilo, mas será que seria tão óbvio para uma outra pessoa?
Gostou das dicas? Aprenda mais a fundo com o nosso curso online Como Elaborar um Currículo Vencedor. Inclui 3 modelos incríveis para download:
Aproveite a promoção de lançamento: estamos vendendo o curso com os modelos de currículos para download em MS Word .
Acesse o link e veja todo o conteúdo: Como Elaborar um Currículo Vencedor
Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…
Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…
Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…
Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…
Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…
Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…