Você fez um ótimo currículo, uma carta de apresentação emocionante e conseguiu conquistar o recrutador a ponto de te convidar para uma entrevista. Parabéns, agora que você conseguiu abrir uma porta, é a hora de arrasar para ser contratado.
Juntamente com o convite para entrevista surgem várias dúvidas e inseguranças. O que vão me perguntar? Como eu respondo? Como eu falo que sou uma pessoa muito direta e não tenho paciência com pessoas prolixas sem soar grosseiro? Como eu falo de um projeto que foi por água abaixo sem que me considerem um incompetente? Como falo das minhas conquistas sem parecer arrogante? E agora?
Você já deve ter passado por situações onde depois de acontecerem, você a repassa toda na sua cabeça e pensa “devia ter falado isso”, ou “não devia ter falado aquilo”, certo? Assim como o vendedor mais bem preparado é aquele que fecha o contrato, o candidato mais bem preparado também é aquele que é contratado (obviamente considerando os outros fatores iguais, como experiência, personalidade, resultados, etc).
Pensando nisso, preparamos aqui 5 dicas para você se preparar para sua próxima entrevista, e conquistar o emprego dos seus sonhos!
Tente descobrir quem é a pessoa em todos os aspectos: cargo, nacionalidade, experiência (tanto dentro da empresa quanto em outras empresas), estilo de trabalho, personalidade….
Isso é importante pois vai te ajudar a prever uma série de coisas da entrevista, como:
– o idioma em que ela será feita, por exemplo, se for estrangeiro, a entrevista será provavelmente em inglês, mas o sotaque pode ser muito diferente se for um alemão ou japonês ou australiano!
– se a pessoa for de uma empresa de headhunting, provavelmente as perguntas feitas serão bem diferentes das que a sua futura chefe faria.
– se a pessoa for impaciente, você deve evitar divagar e ir direto ao que interessa.
– se a pessoa for muito formal, você não deve usar gírias, nem se portar com intimidade na entrevista.
-se você vai fazer uma entrevista em uma empresa informal e mais moderna, não vista um terno.
Sei que às vezes não dá para saber muito sobre o entrevistador antes da entrevista, se esse for o caso, você deve ficar super antenado na hora da entrevista, e ir sentindo a pessoa. Se a entrevista for ao vivo, você terá muitas coisas para observar, como a forma da pessoa se vestir, a linguagem corporal, as decorações da sala (se for na sala dela), etc. Tudo pode ser uma dica!
Isso é importantíssimo! Eu sempre dou essa dica aos meus clientes.
Estude tudo sobre a empresa! Onde fica a matriz, em quais países ela está presente, quantas fábricas/escritórios tem no Brasil, quais os produtos/serviços que ela vende, qual a indústria dela, como está a situação econômica da indústria, como são as legislações do segmento, quais os valores da empresa, a missão dela, o perfil, o ambiente de trabalho, que tipo de profissional ela valoriza, enfim, todo o ambiente macro e micro em que a empresa está inserido. TUDINHO! Faça sua lição de casa!
Isso é importante pois:
Antes de mais nada vai te fazer refletir se realmente quer trabalhar nela. Afinal, trabalho é como um casamento, você não vai querer trabalhar num lugar onde não se identifica, onde os valores são contrários dos seus, onde você não acredita, certo? Esse relacionamento não vai durar muito tempo e será doloroso para ambas as partes.
Essa pesquisa também vai te ajudar a pensar sobre como sua experiência pode agregar valor à empresa!
Assim como é importante estudar a empresa, também é de extrema importância estudar a vaga. Assim você saberá se realmente é o candidato ideal, se conseguirá executar as demandas da vaga, como será o dia-a-dia do trabalho, com quem irá se relacionar, entre outras coisas.
Conhecendo bem a vaga, você conseguirá se posicionar bem como candidato. E é fácil aprender sobre a vaga, pois geralmente as empresas publicam um descritivo bom de responsabilidades, perfil desejado e pré-requisitos.
**********************************************************************************
Quer aprender mais? Compre nosso e-book de Como Se Preparar para Entrevista de Emprego
*************************************************************************************
Uma vez feito os pontos 1, 2 e 3, fica fácil prever as potenciais perguntas que te farão na entrevista. Tendo feito essa análise, planeje suas respostas, e pense também nas réplicas e tréplicas!
O que podem te perguntar de volta depois de uma resposta? E o que você vai falar a respeito disso? Pense em todos os desdobramentos que uma pergunta ou resposta pode ter, e planeje como vai responder a cada um deles. É como um jogo de xadrez, você tem que prever todos os movimentos possíveis do oponente e saber como você vai jogar os próximos 10 passos!
É nessa hora que um profissional experiente em entrevistas pode te ajudar. Pois ele vai te auxiliar a explorar todos os pontos, pensar nos desdobramentos das perguntas e como trabalhar as respostas!
Tenha sempre na manga situações para exemplificar tudo que você falar, pois isso pode ser solicitado. Por exemplo, você diz que seu ponto forte é ser orientado a resultados. Como você pode ilustrar isso para o entrevistador?
Nunca fique somente no genérico, na “nuvem”, no “achismo”. Isso pode dar a entender que você está mentindo ou inventando. Sempre tenha algo de concreto para mostrar! E fale olhando nos olhos!
Leia também: Não Tenha Medo de Fazer Essas Perguntas Numa Entrevista
10 Erros Mais Comuns em um Currículo
Perfil no Linkedin: 6 Coisas Que os Recrutadores Observam e Dicas de Como Melhorar o Seu
Se você quiser orientação profissional para se preparar para a entrevista do emprego dos sonhos, entre em contato com a Outliers. Trabalharemos os pontos acima e muito mais de forma totalmente customizada, baseada na vaga e empresa que você deseja e a sua experiência profissional.
Faremos simulações de uma entrevista real, onde o coach vai trabalhar as suas respostas: estratégias de como abordar cada pergunta e o que explorar da sua experiência profissional.
E oferecemos esse treinamento para entrevistas em inglês também, onde além dos pontos citados acima, também trabalharemos o idioma: correções gramaticais, de vocabulário, expressões e pronúncia que se fizerem necessárias.
Nosso principal diferencial? Os coaches são ex-executivos de grandes multinacionais com vasta experiência profissional e internacional, já tendo entrevistado e sido entrevistados por profissionais de diversas nacionalidades, tendo a bagagem necessária para te auxiliar nesse momento tão importante da sua carreira.
Mais informações sobre o Coaching para Entrevistas em Inglês:
http://www.outliers.com.br/servicos/coaching-para-entrevistas-em-ingles
Agendamento: contato@outliers.com.br
Ho Mien Mien, sócia fundadora da Outliers Professional Language School. Formada em Administração de Empresas pela FEA/USP, MBA in Company da Copenhagen Business School e Black Belt em Lean Six Sigma pela PMI UK, antes de fundar a Outliers, trabalhou por mais de 10 anos em multinacionais como Bank Boston e Maersk Line em áreas como Marketing, Comercial, Atendimento a Clientes, Operações, Excelência de Processos e Projetos. Viveu e trabalhou em países como Cingapura, Dinamarca e Brasil. Ministra as sessões de coaching para entrevistas e já treinou centenas de profissionais que conquistaram seus empregos dos sonhos na Ambev, Novo Nordisk, Pfizer, Chubb, ONU entre outras.
Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…
Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…
Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…
Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…
Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…
Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…