Categories: Carreira

O PowerPoint não vai morrer tão cedo assim, então aprenda 5 dicas para fazer apresentações excelentes!

Recentemente participei de um congresso muito legal de marketing digital #rdsummit2017, onde grandes nomes da área e pessoas super antenadas no que há de mais moderno palestraram. E advinha qual a ferramenta que TODOS eles, sem uminha exceção usaram? Sim, o PowerPoint… aquele que alguns acham que está com os dias contados, que vai morrer muito em breve.

Bom, pelo termômetro das palestras, acho que o PowerPoint não vai morrer tão cedo assim.

Então que tal aproveitar e aprender algumas dicas para fazer uma apresentação animal?

Dicas para fazer uma ótima apresentação:

  1. Se atente ao tamanho das fontes:

Parece óbvio? Pois é, eu também achei que fosse óbvio, tanto que no meu curso de Apresentações Corporativas em Inglês, eu menciono esse assunto muito rapidamente, mas pelo visto não é tão óbvio assim, pois nesse congresso, observei que muitos palestrantes experientes (inclusive alguns profissionais que vivem disso) cometeram esse deslize.

O que pode ter acontecido é que eles realizam a mesma apresentação diversas vezes e se esquecem de fazer ajustes em suas apresentações dependendo do tamanho e layout da sala, estrutura e quantidade de participantes. Quer um exemplo?

O congresso que eu estava tinha mais de 8 mil participantes, e as salas de palestras eram gigantes, cabendo em torno de 5 mil pessoas em cada sala. Dessa forma, o tamanho das letras nos slides tinham que ser enormes! Por mais que tivesse telão, muitas das apresentações não davam para serem lidas pelo pessoal do meio ao fundo da sala!

Talvez você não apresente para 5 mil pessoas, mas pense sempre no TAMANHO das letras ao preparar uma apresentação. Olhando da tela do seu computador, a 40 cm de distância, você consegue ler tudo. Mas pense na sala que você vai apresentar, e quantas pessoas estarão lá. Use letras GRANDES para que todos possam enxergar o que está escrito nos slides!!

Obviamente, se você estiver fazendo apresentações que serão vistas na tela do computador (por exemplo, no caso de um webinar ou curso online), a letra não precisa ser tão grande quanto uma apresentação que será projetada num auditório para 500 pessoas. Leve isso em consideração! O segredo aqui é: sonde o tamanho da sala onde você irá se apresentar e a quantidade de participantes na apresentação.

  1. Se atente às CORES dos slides, principalmente no mix COR DE FUNDO x COR DA FONTE:

Deixa eu ilustrar para você… Imagine um slide com fundo amarelo clarinho e fonte branca, como esse da foto… NADA feliz, né? Tinha que forçar muuuuito a vista para conseguir ler alguma coisa! Quem estava no fundo então, desistia.

Existem outras combinações infelizes também, como azul clarinho + fonte branca, verde clarinho + fonte branca… enfim.. a combinação de qualquer tom pastel + fonte branca = as pessoas não conseguirão ler necas – zero – nothing – niente – rien – nadica de nada do seu slide. É isso que você quer?

Às vezes dá vontade de ligar para o Bill Gates e pedir para ele tirar essas cores pasteis do power point.. Assim não corremos o risco de nenhum desavisado usa-las nas apresentações…

Use combinações felizes!!! Com CONTRASTE. MUITO CONTRASTE!! Por exemplo: se você tem uma tara por cores pasteis, e não consegue se imaginar fazendo uma apresentação sem elas, beleza… Mas então use a fonte PRETA!! E não branca, pelo amor de Deus!

De novo: parece bobo, mas MUUUUITOS palestrantes fizeram essa combinação infeliz em seus slides…

  1. Use FONTES legíveis!

Gente, fala sério: algumas fontes, quando projetadas numa apresentação, são impossíveis de serem lidas!! Ainda mais se você resolver coloca-las em fonte branca com fundo clarinho… seria melhor nem ter projetado nenhum slide, pois pelo menos você tem 100% da atenção do seu público para você…

Veja o exemplo desse slide acima. Eu tive dificuldade para ler, e olha que eu estava na PRIMEIRA fileira.. Imagina quem estava no fundo da sala! Evite qualquer fonte que tenha nome “light” pois elas ficam mais fininhas e são praticamente impossíveis de ler. Evite também as fontes todas rebuscadas, curvilíneas. Elas são lindas, mas não dá para ler direito…

Na dúvida, use as comuns, como times new roman, cambria, verdana, tahoma,…

  1. Evite “copiar e colar” do word:

Cada programa serve um propósito diferente. Não faça slides cheios de palavras em apresentações que serão projetadas a um público, principalmente se for um público enorme dentro de uma sala escura, depois da hora do almoço… consegue prever o que acontecerá, né?

A dica é: prepare o seu slide do “zero”. Dessa maneira, você não fica preso a formatos que não são favoráveis a uma apresentação e fica livre para usar a criatividade e posicionar seu conteúdo da melhor forma possível!

  1. Se apropriado, alie sua apresentação a recursos externos:

Vi alguns palestrantes usarem isso muito bem! Isso é bem legal e pode ocorrer de duas maneiras:

  1. incluir vídeos externos para ilustrar algo que você está falando
  2. usar uma música de fundo junto com um slide enquanto você fala (lembre-se de ajustar bem o volume para não abafar a sua voz).

Se bem usados, esses dois artifícios podem agregar bastante valor à sua apresentação, e fazer com que ela permaneça na memoria do seu publico por um tempo bem mais longo!

Mas tome cuidado, pois eles precisam ser MUITO bem calibrados, e ter total sintonia com a sua apresentação. Cuidado para o tiro não sair pela culatra, ok? Na dúvida, melhor não usar!

Estima-se que um profissional de média gerência para cima faça em média 8 apresentações por mês. Se você faz parte desse público e precisa fazer muitas apresentações no trabalho, que tal conhecer nosso curso de Apresentações Corporativas em Inglês – Corporate Presentations in English?

Já treinamos centenas de profissionais que melhoraram significativamente suas habilidades de fazerem apresentações profissionais, abordando desde o planejamento da apresentação ao seu delivery em si. O único treinamento do mercado que trabalha ponta a ponta, resultando em apresentações persuasivas que te ajudam a conquistar o resultado desejado!

Treinamento ministrado pessoalmente pelos sócios da Outliers, Augusto Rocha e Ho Mien Mien. As apresentações dos alunos são filmadas e todos recebem feedback individualizado. Um aprendizado para toda a carreira corporativa!

Saiba mais sobre como levar esse curso para sua empresa através do email contato@outliers.com.br

 

Ho Mien Mien

Share
Published by
Ho Mien Mien

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

2 meses ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

2 meses ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

5 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

1 ano ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago