Empreendedorismo: Outro dia assisti a uma campanha publicitária do Banco Santander que me incomodou um pouco. Nela, a pessoa (supostamente demitida) larga a carteira de trabalho em um gaveta e o narrador fala: “agora você é um empreendedor”.
Respondendo ao narrador: não, você (ainda) não é um empreendedor. A pessoa tem todo direito de sonhar e se planejar, mas a realidade não é tão simplista assim.
Temos que analisar a situação por dois lados:
Independente da condição que você esteja, empreender (ou mesmo se tornar um freelancer em sua área de atuação) demanda alguns aspectos importantíssimos que não podem ser levados de forma simplista:
O meu ponto é: todos podem ser encorajados a sonhar, a terem o desejo de empreender e começar uma nova jornada profissional. Porém, isso não acontece de forma automática.
No caso da propaganda do Banco Santander, uma forma inteligente de estimular o empreendedorismo, seria divulgar ou até mesmo criar treinamentos voltados a estas áreas que eu mencionei, criar centros de empreendedorismo voltados a um público mais sênior ou de baixa renda (nos mesmos moldes que o Cubo ou o Google Campus, mas voltado a um público que não tem condição de ter um projeto ou uma start-up aprovada nestes centros).
E nem se trata de fazer caridade, garanto que no longo prazo, o banco se beneficiaria muito, pois teria uma relação profunda com muitas pessoas talentosíssimas, que precisam apenas de instruções / cursos em áreas que são a base de qualquer negócio.
Quando eu criei a Outliers, 7 anos atrás, nós fizemos um bom planejamento e tínhamos a reserva de capital recomendada (em geral de 2 anos para cobrir seus gastos pessoais) e mesmo assim não foi nada fácil. Nós fomos os primeiros vendedores, recepcionistas, professores, até conseguirmos tração para podermos nos dedicar mais às questões estratégicas e fazer a escola crescer.
Portanto, se você tem a idéia de empreender, te dou 100% de encorajamento, desde que você faça sua lição de casa de pensar bem e planejar. Empreendedorismo é coisa séria e deve ser tratada como tal.
Autor: Augusto Rocha – atuou por 8 anos em empresas como Red Bull, Maersk e Reckitt Benckiser no Brasil e no exterior. Em 2010 criou a Outliers, escola de idiomas com foco total em Inglês Profissional.
Cursos presenciais: outliers.com.br
Cursos online: online.outliers.com.br
Materiais gratuitos: http://blog.outliers.com.br/materiais-gratuitos/
Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…
Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…
Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…
Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…
Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…
Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…