Carreira

Fale sobre você: como falar de si mesmo em entrevistas de emprego.

O que eu devo responder em uma entrevista de emprego quando perguntam: “fale sobre você”.

A pergunta que parece ser a mais a fácil, mas que complica a maioria dos candidatos: Fale sobre si mesmo.

Ela é feita geralmente logo no início da entrevista, quando a maioria dos seres humanos “normais” ainda estão nervosos e pode ditar o rumo da entrevista, além de afetar sua confiança. A verdade é que não é fácil falar de si mesmo. “Fale sobre você” é uma questão muito ampla. Recrutadores querem saber como você se sai respondendo uma pergunta não-estruturada.

Não adianta estudar a empresa, se preparar para as perguntas mais complicadas que possam aparecer em uma entrevista, se você não preparar o que os americanos chamam de elevator pitch – aquele discurso rápido que será necessário para você falar de si mesmo de forma objetiva e impactante.

Esta é uma pergunta MUITO aberta, portanto se você não se preparar com antecedência, na hora que o entrevistador perguntar “fale um pouco sobre você”, sua mente entrará em parafuso… “bem…hummm… por onde começar”.

Então, o que devo fazer?  Afinal não é tão simples falar sobre si mesmo em uma entrevista (principalmente quando você não sabe o que o entrevistador quer ouvir). O que falar em entrevistas de emprego?

Antes de mais nada, não comece a repetir tudo que está em seu currículo, se a pessoa te chamou para uma entrevista, significa que você já deve ter as qualificações necessárias para a vaga e o entrevistador terá que ouvir muitas coisas que ele já leu. Ao invés disso, formule uma resposta que demonstre suas habilidades, paixão pelo que faz e como você se adequa bem a esta vaga.

1. Conte uma história – ilustre com exemplos

Nada pior para um entrevistador, ouvir uma frase batida como “eu sou ótimo em resolver problemas, eu sou pró-ativo”.

É muito mais eficaz pensar em uma história que mostre sua pró-atividade, sem precisar mencionar isso. Imagine um professor de inglês que em uma entrevista diz: “quando eu tinha 9 anos, eu já sentia uma vontade natural de estudar inglês, mas meu pai não tinha condições de bancar um curso. Então eu ia todos os dias na escola para tentar falar com o diretor e conseguir uma bolsa, até que este diretor ficou curioso com o menino de 9 anos que queria falar com ele e meu concedeu uma bolsa de estudos, desde que eu tirasse notas apenas acima de 9,0… foi quando tudo começou”.

Olha que ótimo início, isso já demonstra pró-atividade, determinação e paixão pelo que faz, sem ter que mencionar nenhuma destas palavras, além disso, isto prende a atenção do recrutador para o resto da entrevista, ele irá querer ouvir mais!

2. Concentre sua resposta em aspectos que o entrevistador quer ouvir

Aproveite para pensar em uma resposta que ilustre de uma forma sutil, o motivo de você querer aquela vaga, naquela empresa.

Atualmente, você encontra uma série de informações sobre missões e valores nos sites da empresas (associe estes valores com os seus próprios), você pode ler artigos sobre a empresa, projetos sociais que elas se engajam (para associar com algum voluntariado que você faça), entre outros pontos em comum.

Prepare sua resposta já mostrando a vontade que você tem pela vaga em questão (seu trabalho) e sobre a empresa.

3. KISS – Keep it short and simple

Recomendamos uma resposta em torno de 90 segundos, mas sinta o interesse do entrevistador quando você fala sobre um determinado ponto, observe suas reações. Resista a tentação de dar muitos detalhes, lembre-se que este é apenas o início da sua entrevista e que o importante aqui é começar com o pé direito, conquistar o entrevistador e turbinar sua confiança para o restante da conversa.

Um último comentário: não subestime o poder da preparação. Esta pergunta irá aparecer em 99% das entrevistas. Reserve um tempo para pensar em uma reposta impactante e você certamente verá que valeu a pena despender um tempo extra para elaborar uma resposta objetiva e impactante.

Siga estas estratégias e você estará preparado para falar sobre você mesmo em sua próxima entrevista de emprego.

Por que não gostamos de dar exemplos de respostas para a pergunta fale um pouco sobre você?

Simples: porque cada um tem sua própria história, trajetória e características, seja você mesmo! Apenas lembre-se de preparar e praticar sua resposta com antecedência. Caso esteja em dúvida ou inseguro, siga as seguintes dicas:

  • Fala sobre você profissionalmente (pelo menos no início). Respostas pessoais devem ser dadas quando o recrutador se mostrar interessado em conhecê-la(o) melhor.
  • Antes de ir para a entrevista, pense em quais foram suas maiores realizações. Tente usá-las em sua resposta.
  • Tente associar seus pontos fortes com as características exigidas pela vaga. Inclua isso em sua resposta e você irá conquistar o recrutador logo de cara!

Algumas variações para esta pergunta, com o mesmo sentido:

  • Fale um pouco sobre você.
  • Fale sobre você mesmo.
  • Se descreva em três palavras.
  • Fale sobre si mesmo.
  • Como você se descreve?

Ao falar de você em entrevistas de emprego:

  • Não seja arrogante
  • Evite também ser humilde demais. Fale sobre sua trajetória de forma firme e verdadeira. Exalte suas realizações e os desafios que você já teve de superar.
  • Olhe no olho do entrevistador para passar confiança.
  • Prepare a sua resposta antes da entrevista, ensaie e pratique até você estar 100% confiante.

Leia também: Como falar sobre pontos fracos em entrevistas de emprego?

Sobre o autor – Augusto Rocha:

fale

Augusto é sócio da Outliers Academy e realiza trabalhos de coaching para Entrevistas de Emprego e Apresentações Corporativas (em inglês e português) – contato: augusto@outliers.com.br

Me siga no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/augusto-rocha/

Conheça também o nosso eBook: Como Se Preparar para Entrevistas de Emprego

Além de aprender técnicas para falar sobre você em uma entrevista de emprego, veja quais são as 16 perguntas mais feitas em entrevistas e as melhores respostas. Conheça o conteúdo completo do eBook clicando no link ou na imagem abaixo:

https://outliers.com.br/produto/ebook-como-se-preparar-para-entrevista-de-emprego/

Augusto Rocha

Co-fundador e Chief Growth Officer da Outliers Siga no LinkedIn:

Share
Published by
Augusto Rocha

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

1 mês ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

1 mês ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

4 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

1 ano ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago