Uma pergunta muito comum que recebemos dos nossos leitores em relação ao cabeçalho do CV: preciso colocar o estado civil no currículo?
Indo direto ao ponto: NÃO.
Nos Estados Unidos e na Europa já é comum não inserir basicamente nada referente informações pessoais (especialmente a idade).
No Brasil isso já começa a acontecer.
A maioria das empresas e recrutadores não esperam que você insira o estado civil no currículo. Esta informação não é relevante.
A mesma coisa em relação a colocar o número de filhos, isso não tem importância na análise do recrutador (pelo menos em empresas sérias).
Caso uma empresa se importe com seu estado civil, sua idade, com o fato de você ter filhos ou não, isso já é um indício que ela não é um bom lugar para se trabalhar.
Afinal, o fato de você ser casado(a), solteiro(a) ou divorciado(a), não impacta de forma significativa em seu potencial e/ou suas qualidades profissionais.
Mas antigamente eu colocava o estado civil no currículo…
Os mais antigos podem dizer: “mas se eu mencionar que sou casado, isso passa uma credibilidade maior, quer dizer que eu sou responsável…”.
Uns 10 anos atrás isso era verdade, mas nos dias de hoje, não importa mais.
E o endereço? Devo incluí-lo no meu currículo?
Você enviará seu currículo para muitos lugares pela Internet, certo? Então, até por segurança, nós não recomendamos incluir o endereço completo.
Atualmente nós recomendamos incluir apenas o Bairro e a Cidade, ou apenas a Cidade em que você está.
Caso esteja disponível para mudança, destaque isso também!
Resumindo: não é necessário incluir o estado civil no currículo.
Quer ter um currículo que chame a atenção dos recrutadores e passe pelos softwares de filtragem de currículo das empresas?
Conheça os nossos modelos de CV premium, por apenas R$ 9,90 você consegue aumentar substancialmente suas chances de ser chamado(a) para uma entrevista de emprego: https://outliers.com.br/modelo-de-curriculo/https://outliers.com.br/modelo-de-curriculo/
Assista também em nosso canal no YouTube uma aula GRÁTIS sobre o que incluir no cabeçalho do currículo: https://www.youtube.com/watch?v=aoz-PLGByKo&t=58s