O que eu devo responder em uma entrevista de emprego quando perguntam: “fale sobre você”.
A pergunta que parece ser a mais a fácil, mas que complica a maioria dos candidatos: Fale sobre si mesmo.
Ela é feita geralmente logo no início da entrevista, quando a maioria dos seres humanos “normais” ainda estão nervosos e pode ditar o rumo da entrevista, além de afetar sua confiança. A verdade é que não é fácil falar de si mesmo. “Fale sobre você” é uma questão muito ampla. Recrutadores querem saber como você se sai respondendo uma pergunta não-estruturada.
Não adianta estudar a empresa, se preparar para as perguntas mais complicadas que possam aparecer em uma entrevista, se você não preparar o que os americanos chamam de elevator pitch – aquele discurso rápido que será necessário para você falar de si mesmo de forma objetiva e impactante.
Esta é uma pergunta MUITO aberta, portanto se você não se preparar com antecedência, na hora que o entrevistador perguntar “fale um pouco sobre você”, sua mente entrará em parafuso… “bem…hummm… por onde começar”.
Então, o que devo fazer? Afinal não é tão simples falar sobre si mesmo em uma entrevista (principalmente quando você não sabe o que o entrevistador quer ouvir). O que falar em entrevistas de emprego?
Antes de mais nada, não comece a repetir tudo que está em seu currículo, se a pessoa te chamou para uma entrevista, significa que você já deve ter as qualificações necessárias para a vaga e o entrevistador terá que ouvir muitas coisas que ele já leu. Ao invés disso, formule uma resposta que demonstre suas habilidades, paixão pelo que faz e como você se adequa bem a esta vaga.
1. Conte uma história – ilustre com exemplos
Nada pior para um entrevistador, ouvir uma frase batida como “eu sou ótimo em resolver problemas, eu sou pró-ativo”.
É muito mais eficaz pensar em uma história que mostre sua pró-atividade, sem precisar mencionar isso. Imagine um professor de inglês que em uma entrevista diz: “quando eu tinha 9 anos, eu já sentia uma vontade natural de estudar inglês, mas meu pai não tinha condições de bancar um curso. Então eu ia todos os dias na escola para tentar falar com o diretor e conseguir uma bolsa, até que este diretor ficou curioso com o menino de 9 anos que queria falar com ele e meu concedeu uma bolsa de estudos, desde que eu tirasse notas apenas acima de 9,0… foi quando tudo começou”.
Olha que ótimo início, isso já demonstra pró-atividade, determinação e paixão pelo que faz, sem ter que mencionar nenhuma destas palavras, além disso, isto prende a atenção do recrutador para o resto da entrevista, ele irá querer ouvir mais!
2. Concentre sua resposta em aspectos que o entrevistador quer ouvir
Aproveite para pensar em uma resposta que ilustre de uma forma sutil, o motivo de você querer aquela vaga, naquela empresa.
Atualmente, você encontra uma série de informações sobre missões e valores nos sites da empresas (associe estes valores com os seus próprios), você pode ler artigos sobre a empresa, projetos sociais que elas se engajam (para associar com algum voluntariado que você faça), entre outros pontos em comum.
Prepare sua resposta já mostrando a vontade que você tem pela vaga em questão (seu trabalho) e sobre a empresa.
3. KISS – Keep it short and simple
Recomendamos uma resposta em torno de 90 segundos, mas sinta o interesse do entrevistador quando você fala sobre um determinado ponto, observe suas reações. Resista a tentação de dar muitos detalhes, lembre-se que este é apenas o início da sua entrevista e que o importante aqui é começar com o pé direito, conquistar o entrevistador e turbinar sua confiança para o restante da conversa.
Um último comentário: não subestime o poder da preparação. Esta pergunta irá aparecer em 99% das entrevistas. Reserve um tempo para pensar em uma reposta impactante e você certamente verá que valeu a pena despender um tempo extra para elaborar uma resposta objetiva e impactante.
Siga estas estratégias e você estará preparado para falar sobre você mesmo em sua próxima entrevista de emprego.
Por que não gostamos de dar exemplos de respostas para a pergunta fale um pouco sobre você?
Simples: porque cada um tem sua própria história, trajetória e características, seja você mesmo! Apenas lembre-se de preparar e praticar sua resposta com antecedência. Caso esteja em dúvida ou inseguro, siga as seguintes dicas:
- Fala sobre você profissionalmente (pelo menos no início). Respostas pessoais devem ser dadas quando o recrutador se mostrar interessado em conhecê-la(o) melhor.
- Antes de ir para a entrevista, pense em quais foram suas maiores realizações. Tente usá-las em sua resposta.
- Tente associar seus pontos fortes com as características exigidas pela vaga. Inclua isso em sua resposta e você irá conquistar o recrutador logo de cara!
Algumas variações para esta pergunta, com o mesmo sentido:
- Fale um pouco sobre você.
- Fale sobre você mesmo.
- Se descreva em três palavras.
- Fale sobre si mesmo.
- Como você se descreve?
Ao falar de você em entrevistas de emprego:
- Não seja arrogante
- Evite também ser humilde demais. Fale sobre sua trajetória de forma firme e verdadeira. Exalte suas realizações e os desafios que você já teve de superar.
- Olhe no olho do entrevistador para passar confiança.
- Prepare a sua resposta antes da entrevista, ensaie e pratique até você estar 100% confiante.
Leia também: Como falar sobre pontos fracos em entrevistas de emprego?
Sobre o autor – Augusto Rocha:
fale
Augusto é sócio da Outliers Academy e realiza trabalhos de coaching para Entrevistas de Emprego e Apresentações Corporativas (em inglês e português) – contato: augusto@outliers.com.br
Me siga no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/augusto-rocha/
Conheça também o nosso eBook: Como Se Preparar para Entrevistas de Emprego
Além de aprender técnicas para falar sobre você em uma entrevista de emprego, veja quais são as 16 perguntas mais feitas em entrevistas e as melhores respostas. Conheça o conteúdo completo do eBook clicando no link ou na imagem abaixo:
https://outliers.com.br/produto/ebook-como-se-preparar-para-entrevista-de-emprego/
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA FONSECA says
Augusto, otimas dicas e obrigada.
Concordo em não replicar o CV e com o comentário da Elisa Nunes de não culpar os recrutadores. Porém, existem casos de alguns não lerem o CV antes das entrevistas jogando a pergunta: me fale sobre Você.
É pertinente, também, a colocação de Rodrigo Dias da pergunta ser direcionada ao perfil profissional, carreira ou cargo pretendido…
Se o recrutador quiser conhecer um pouco mais o candidato, num segundo momento a pergunta poderia ser sobre a pessoa: aptidões, lazer, etc.
Elisa Nunes says
Em relação aos comentários acima, é tão fácil colocar a responsabilidade nos entrevistadores, recrutadores ou na empresa.
Prefiro acreditar que há mais profissionais sérios como entrevistadores do que o contrário. Concordo com o Augusto, replicar o CV fica muito automático. Cadê a criatividade, a espontaneidade, a audácia? Vou usar duas expressões muito atuais e verdadeiras. Pessoal, vamos “pensar fora da caixa”, porque de “gente nota 7,0 o mundo está cheio”.
JMC LOGISTICA says
Prezada ;
Gostaria de acreditar na sua crença de que existem mais profissionais sérios !!!
Sem generalizar sou de opinião que os ” recrutadores ” deveriam investir mais em CONHECER o perfil das Empresas que trabalham ( incluindo suas caracteristicas e cultura ) e principalmente sobre o desafio da vaga incluindo a caracteristica de gestão de seu possivel lider futuro .
O pessoal já pensa fora da caixa a muito tempo… o que falta é garantir que os ‘ RECRUTADORES ” consigam chegar a uma nota minima de 5… que já seria uma avanço extraordinario !
Rodrigo Dias says
Discordo veementemente sobre a resposta para a pergunta em questão ser a descrição do currículo. Se é isso que o gestor/recrutador espera ouvir, a pergunta deveria ser “me fale um pouco sobre sua carreira”, “sobre seu perfil profissional”, etc.
As empresas têm interesse sim em conhecer o lado pessoal dos candidatos. Do ponto de vista do gestor de pessoas, conhecer somente o perfil profissional do candidato não basta para que ele tenha suficientes informações que lhe deem suporte na tomada de decisão sobre contratar ou não o entrevistado. Falar sobre si não é tarefa fácil e envolve desenvolver uma relação entre os aspectos pessoais e comportamentais, sem entrar no clichê “sou pro ativo-sei lidar com problemas-gosto de desafios”. Concordo com o texto.
JMC LOGISTICA says
Minha opiniao e que as Empresas deveriam qualificar seus recrutadores para que consigam se capacitar na enttevista e garantir o melhor profissional para a vaga.
Na grande maioria sequer conseguem entender as caracteristicas da vaga e optam pela ” impressao ” que tiveram que e muito subjetiva…
Alex says
A verdade é que essas entrevistas são tudo uma caixinha de surpresas !!! Depende de N fatores, e se o entrevistador nem leu seu cv ainda , piorou! Ainda existe muita indicação e nepotismo , não estou generalizando, mas tem! Ser objetivo , falar o necessário com entusiasmo, ser positivo e confiante ajudam !!!
Boa sorte a todos !
Daiana Cardoso says
Lendo os comentários e o artigo cheguei a uma conclusão sobre a pergunta sobre “Fale sobre você”. O melhor é perguntar para o entrevistador se posso falar experiências que agreguem informações ao currículo ou se ele prefere uma apresentação totalmente dentro do que foi apresentado no currículo? Seria correto?
augustorocha99 says
Oi Daiana,
Você pode perguntar isso, mas boa parte dos recrutadores irão dizer que você pode decidir sobre o que quer falar. Portanto, o melhor é você formular uma resposta com informações que agregam ao seu currículo. Muitas vezes, o entrevistador quer analisar sua capacidade de responder uma pergunta tão aberta de forma coerente e concisa.
Marcelo Salgado says
Obrigado pelas dicas, muito bom!
Juliana Dias says
Infelizmente a pergunta “fale sobre você” , nada mais é do que “esclareça o que está no seu currículo”.
Se vc começa a contar uma história, eles dizem “mas aqui no seu currículo”.
A verdade é que eles querem a veracidade do que leram. Por esse motivo é melhor ser objetivo e replicar as informações do curiculo.
Erick Barreto says
Se a empresa levasse com a mesma seriedade a entrevista, talvez a entrevista seria mais rápida e mais produtiva. Muitas das vezes as empresas nem sequer leem o currículo antes de entrevistar o candidato, deixa para fazer isso na ultima hora. E nessas horas solta aquele famoso “Fala um pouco sobre você?”. Se fosse para fala um pouco sobre mim, iria fala de tudo menos em relação a empresa, porque o candidato já vai ter que fala sobre coisas da vida dele e outros aspectos que não são relevantes para empresa. E o entrevistador já fica sem saco e tantas voltas que o candidato dá e nenhum ponto que ele queria ouvir foi atingido. Acho que as entrevistas poderiam ser mais objetivas, poderia até fala sobre um pouco de você, mas a pergunta teria que ser com foco em relação a atividade.
augustorocha99 says
Olá Erick,
Concordo com você, e já presenciei vários casos em que os entrevistadores mal leram o CV do candidato. De qualquer forma existem muitas empresas e entrevistadores sérios, mas infelizmente é difícil saber de antemão se a entrevista será produtiva ou não.
Abraços!