Ok, pode parecer uma frase batida: faça o que você ama… mas foi justamente por isso que decidi escrever este artigo com uma abordagem diferente, já que muitas pessoas procuram meu coaching buscando uma mudança e dizem: “eu não sei do que eu gosto”, “não tem nada específico que eu ame fazer ou que eu seja excelente naquilo”.
A idéia aqui é explorar COMO identificar estas paixões e O QUE FAZER para correr atrás delas. Tem uma frase de Confúcio que diz “escolha um trabalho que você ama e você nunca mais terá que trabalhar em sua vida”. É um ótimo conselho, mas como transformar algo que você ama em um trabalho ou negócio viável caso você decida empreender?
Primeiramente, vamos analisar estes passos para pontuar suas paixões e prepararmos uma adequação delas em um negócio factível:
1. Lembre-se do que você gostava em sua infância
Muitas vezes algumas coisas que realmente gostávamos ficaram suprimidas pelas pressões da vida adulta. Você adorava escrever? Praticar esportes? Jogar video-game? Desenhar? Relembrar estes instintos irá ajudá-lo a dar o primeiro passo.
2. Tire o dinheiro da equação (só por alguns instantes)
Você viajaria? Trabalharia em uma causa social específica? É claro que dinheiro é importante e não será ignorado em etapas futuras deste processo, porém se APENAS a pressão financeira determina suas escolhas, dificilmente você irá trabalhar em algo que você realmente gosta.
3. Peça um feedback para seus amigos
Por incrível que pareça, as vezes você não é a melhor pessoa para observar o que te faz feliz. Pergunte a amigos que te conhecem intimamente em que situações você parece estar mais feliz. Seus olhos brilham quando você está falando sobre quais assuntos? As respostas podem te surpreender.
4. Quem é seu herói profissional?
Pense em alguma personalidade ou conhecido que você admira profissionalmente, de quem você gostaria de ter uma trajetória similar. Se for alguém conhecido, procure entender as escolhas e motivações desta pessoa, se for uma personalidade famosa, tente ler matérias sobre a vida/carreira dela.
5. Pense em algo que você ama e que você faz bem!
Isto é bem importante e aqui é preciso ser mais realista… eu amo Fórmula 1 e adoro correr de Kart, mas tenho 34 anos, uma prótese no quadril… enfim, é um pouco tarde para virar piloto :).
Pense em atividades que te dão prazer, você é bom naquilo e que podem ser um negócio viável. Já ví diversos exemplos de pessoas que conseguiram dar esta guinada na carreira. De publicitária para instrutora de Yoga e hoje dona de estúdio. De Contadora para dona de um Food Truck e hoje dona de restaurantes/chef. E não, não me refiro apenas a pessoas que tinham uma vida financeira tranquila, estou citando pessoas que tiveram que ralar (e muito) desde que decidiram fazer a mudança, mas que apenas deram certo por seguiram as 3 condições abaixo:
- O que eu adoro fazer
- O que eu faço bem feito
- E que tem um mercado para consumir este produto/serviço
COLOCANDO EM PRÁTICA
1.Converse com um Consultor/Coach de Carreira
Estes profissionais tem métodos bem bacanas para ajudá-lo a começar do zero e te propiciar idéia e recursos que irão auxiliá-lo neste processo. A Internet é um meio muito rico de pesquisar, analisar o perfil e escolher um destes profissionais.
2. Faça uma Imersão nas Redes Sociais na Área que Você Escolher
Use o Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, acompanhe as melhores páginas brasileiras e internacionais da sua nova área, troque idéias e informações com as pessoas, participe de fóruns e certifique-se que é isto mesmo que você ama!
3. Comece a economizar uma grana
Se você quer ao menos um pouco de tranquilidade, economize o necessário antes de começar. Eu sempre recomendo você economizar dois anos de suas despesas, exemplo: se você tem um gasto médio mensal de R$ 2.000,00, tenha guardado ao menos R$ 48.000,00 em um tipo de investimento conservador. PS: isto é apenas uma reserva e não deve ser dinheiro que você irá investir no negócio.
4. Manda bala!
Sendo 100% sincero, você não terá certeza absoluta se é isto mesmo o que você ama, até você ter um gostinho disso na prática. Até você começar, tudo é um pouco especulativo. Então, arregace as mangas e siga em frente. Caso não tenha muita certeza, se matricule em um curso nesta área ou faça algo parecido.
Eu não encontrei minha paixão em meu primeiro negócio, mas ele me ajudou a entender o que eu realmente gostava e a mudar o rumo/formato do meu negócio e consequentemente da minha vida.
Seguindo estes passos a possibilidade de erro diminui bastante e você dificilmente terá que aprender pelo caminho mais árduo.
Resumindo: Processo – Planejamento – Disciplina para Executar.
Sobre o autor: Augusto Rocha
Ex-profissional de Finanças, descobriu que sua paixão era ensinar e inspirar, atuando nas áreas de inglês profissional, desenvolvimento e empreendedorismo.
Sócio da Outliers Academy, seu primeiro filho com sua esposa Ho Mien Mien.
Leia também: Perdi Meu Emprego Depois dos 40. O Que Fazer?