Quando falamos em carreira e desenvolvimento profissional, uma empresa logo vem à cabeça: o Google. Portanto, nada melhor do que aprender um pouco com as estratégias de entrevista traçadas pelo próprio Vice Presidente de RH do Google, Mr. Laszlo Bock.
As estratégias dele são:
- Preveja o futuro: Você consegue prever até 90% das perguntas que você terá de responder em uma entrevista. Elas se repetem, não importa a empresa: você terá que falar sobre sua carreira, seus pontos fortes, pontos fracos, por que você é o candidato certo para a vaga, algum desafio que você tenha enfrentado, etc. Escreva uma lista com pelo menos 20 perguntas que você acredita que irá ter de responder.
- Planeje seu ataque: para CADA pergunta, escreva sua resposta. Sim, pode ser chato demais ter de escrever todos as respostas, mas é a melhor forma de memoriza-las. Durante a entrevista você quer responder às perguntas de maneira automática e não parar a todo momento para pensar, certo?
- Tenha um plano B: para cada pergunta, pense em alternativas de resposta. Pode ser que você participe de uma entrevista e não gostem de alguma de suas respostas. Na próxima entrevista, você terá de troca-la, é sempre melhor estar muito preparado do que pouco preparado.
- Prove seus pontos (use exemplos): para cada resposta que você der, procure mostrar uma prova, utilizando exemplos reais. Imagine a pergunta: “Qual seu estilo de liderança?” e você responde que é um líder colaborativo, que delega, etc… continue explicando da seguinte forma “ Deixe-me contar uma situação em que meu time…” e conte a história mostrando com exemplos, como você foi um líder colaborativo, por exemplo. A pessoa só irá visualizar estas características, se você provar com fatos.
- Analise o escritório e o entrevistador: Olhe a sua volta. Foque no entrevistador. Nos primeiros 10 segundos, veja se existe alguma coisa no escritório ou na própria pessoa que seja possível estabelecer uma conexão com você? Um livro na prateleira? Uma foto de família? Um quadro? Observe a postura corporal do entrevistador, ele parece ser uma pessoa mais aberta ou fechada? Eles estão gostando de suas respostas ou você deve tomar outra direção?
- Pratique, pratique, pratique: Após fazer o seu roteiro de perguntas e respostas, pratique em voz alta até o ponto em que você conseguirá contar a sua história de forma natural e convincente. Isso irá alavancar substancialmente suas chances de sucesso e o próprio Laszlo Bock a utilizou muitas vezes no decorrer de sua carreira.
Todos merecem ter um trabalho sensacional. Espero que isso o ajude a conquistar o seu!
Leia Também:
Não Tenha Medo de Fazer Essas Perguntas Numa Entrevista de Emprego
Pontos Fracos em Entrevistas: Como Elaborar a Melhor Resposta?
7 Perguntas Para Fazer Ao Final De Uma Entrevista