Quando éramos crianças, era uma honra ser o representante da sala, ser o primeiro da fila no jardim da infância, ou ser o capitão e escolher seu time no futebol da escola. Para muitos de nós esta pode ter sido a primeira experiência como um líder.
Mas agora você tem gerentes, diretores, chefes, chefes dos seus chefes… parece que você nunca terá uma chance de ser líder novamente. Não se preocupe, você pode!
Uma pesquisa com profissionais de RH mostrou que desenvolver lideranças dentro de diversos níveis hierárquicos é uma prioridade.
Isso vai contra um provérbio popular que diz que não é bom ter “muitos caciques para poucos índios”, no entanto quando você reflete sobre o que é ser realmente um líder, fica claro que alguém pode liderar sem ter o carimbo e responsabilidade de chefe. É possível motivar, ensinar e desenvolver pessoas sem precisar dar ordens.
Decidi listar quatro formas para você ser reconhecido como uma liderança dentro de sua empresa, sem ser necessariamente o chefe:
Quando uma pessoa tem dúvidas ou problemas, ela procura seu líder para ajuda-la. Quanto mais as pessoas buscam por você por ajuda, mais você vai se tornando um líder natural. Você precisa mostrar que é um solucionador de problemas, e que quando você não tem a resposta, você vai busca-las.
Ah, e isso não se aplica apenas a temas técnicos/profissionais: definir ou organizar um happy hour, sugerir um local novo onde as pessoas gostarão de almoçar, conta mais pontos do que você pode imaginar ou perceber.
“Ensine, verifique se o seu colega aprendeu e só assim você terá certeza que está ajudando a desenvolver alguém, sem se prejudicar”
Muitas pessoas que são boas em resolver problemas caem em uma arapuca resultante desta característica: você deve ajudar e ensinar, e não apenas resolver o problema dos outros sozinhos.
O principal erro aqui é querer que todos dependam de você, apenas para você se sentir como o bonzão ou a super star. Poucas pessoas admitem isso, mas muita gente gosta de adotar este papel. O que poucos sabem é que isso mais atrasa sua carreira do que ajuda.
O correto é ensine, verifique se o seu colega aprendeu e só assim você terá certeza que está ajudando a desenvolver alguém, sem se prejudicar.
Lembro de uma situação no início de minha carreira em que eu precisava preparar uma apresentação para um diretor de outra área (ele iria utilizar uma parte da minha apresentação). Trabalhei bastante e entreguei um trabalho que eu sabia que realmente era muito bem feito. Este diretor respondeu elogiando a apresentação e colocou o CEO da empresa (chefe dele) em cópia, para destacar meu bom trabalho.
Automaticamente, aquele diretor virou um exemplo de líder para mim, alguém que passei a observar com muita atenção para aprender com ele e me desenvolver. E hoje eu costumo fazer isso sempre dentro da empresa. O reconhecimento público estimula os colegas e coloca você numa posição de liderança natural.
Leia também: A Principal Diferença Entre o Currículo e a Carta de Apresentação
Como Elaborar A Carta de Apresentação Que Conquista
10 Erros Mais Comuns Em Um Currículo
Eu comecei minha carreira na área de Custos. Para mim, as coisas mais importantes em uma empresa eram a Margem Bruta dos produtos e que o custo estivesse sempre em linha com o orçado. Por um momento, é bom que você seja um super-especialista, isto lhe dará uma liderança técnica, mas se você quer traçar vôos mais altos, você precisa olhar para a empresa como um todo, precisa acompanhar o market-share, precisa olhar as despesas operacionais, o volume de vendas o lucro líquido e saber como o seu trabalho impacta neste todo.
Dessa forma, você se comunicará de forma bem melhor com as outras áreas e os outros vão olhar para você de forma diferente.
De quais outras maneiras um funcionário pode ser um líder, sem ser um chefe? Dê a sua contribuição nos comentários e compartilhe com seus colegas.
Augusto Rocha: Fundador e Desenvolvedor de Cursos da Outliers Academy e Outliers Professional English School, viciado em Haagen Dazs, Fórmula 1 e em passear com seu cachorro imaginário, Lorde.
CONHEÇA NOSSO CURSO “COMO ELABORAR UM CURRÍCULO VENCEDOR” CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:
Ou acesse: Clique Aqui para Acessar o Curso
Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…
Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…
Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…
Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…
Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…
Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…