Business English

10 Sites para Praticar Inglês Autêntico

Se você tem o mesmo perfil dos alunos da Outliers – executivos que precisam aprender inglês para negócios; trabalha em multinacional, onde o inglês é fundamental para a ascensão profissional ou usa inglês constantemente no trabalho – seja com colegas ou clientes, então você vai gostar dessa dica com 10 sites para praticar inglês fora da sala de aula.

Como vivemos num país onde o inglês não é o primeiro idioma, eu sempre ressalto aos meus alunos a importância de se expor a conteúdos autênticos em inglês. Conteúdos autênticos são aqueles que usam o inglês puramente como uma ferramenta de comunicação – o objetivo final é de comunicar outra coisa; diferente dos conteúdos criados, que são aqueles que encontramos em livros didáticos, que foram criados com o objetivo de ensinar o idioma.

Ler e ouvir conteúdo autêntico é essencial para uma pessoa adquirir fluência no idioma que aprende – seja ele inglês, francês, chinês, espanhol, etc. Isso é muito importante pois assim você aprende:

  1. Como as coisas são faladas naquele idioma:

É comum uma pessoa que não é nativa em inglês construir frases que estão corretas gramaticalmente, mas soam muito estranho aos ouvidos de um nativo – se você tem contato com estrangeiros, já deve ter escutado coisas como “Como está você?” em vez de “Como vai você?”. Dá para entender o que a pessoa está falando, mas soa estranho, não? Fica bem nítido que a pessoa é de fora. Pois bem, isso também ocorre com bastante frequência no inglês. E ler e ouvir conteúdo autêntico te ajuda a aprender e memorizar essas coisas.

  1. Expressões:

Em todos os idiomas você encontra expressões que tem um significado diferente do significado literal das palavras que as compõem. E no inglês as coisas não são diferentes. Enquanto há algumas expressões em inglês que você aprende nos livros didáticos, muitas outras você só vai aprender lendo e ouvindo conteúdo autêntico, como: “cost an arm and a leg”, “jack of all trades”, “take something with a pinch of salt”, “red tape”, “hear something through the grapevine”, “to be on the same page”, “run errands”…

  1. Vocabulário:

Outro benefício de ler e ouvir inglês autêntico é aprender vocabulário. Eu sempre falo para os meus alunos: não se aprende vocabulário decorando o dicionário. A melhor forma para aprender uma palavra nova é vê-la sendo aplicada em algum contexto, entender isso e tentar usar em alguma frase. Dessa forma, a próxima vez que você ver aquela palavra, você terá uma lembrança dela. Estudos científicos indicam que uma informação precisa ser vista 7 vezes para passar da memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Dessa forma, quanto mais você ler e ouvir conteúdo autêntico, maiores são as chances de você encontrar as palavras novas mais de 7 vezes, fazendo com que você se lembre delas no longo prazo!

Indico aqui dez sites de conteúdo autêntico que são confiáveis: tanto no quesito da qualidade da informação: não são fake news por exemplo – as informações passadas são verdadeiras; quanto na qualidade da escrita: assim como os sites em português, existem muitos sites em inglês que possuem erros de escrita, erros gramaticais… – e aprender errado é a última coisa que eu quero que você faça!!

  1. coursera.org

Eu falo tão bem do Coursera que já me perguntaram se eu era sócia da plataforma. Infelizmente não sou, e juro que não ganho nem um centavinho por falar bem deles. Mas falo bem pois o conteúdo é excelente!

Coursera é uma plataforma de curso online desenvolvido por várias universidades de renome como Stanford e Yale. A plataforma é bem ampla, e oferece cursos dos mais variados temas que você possa imaginar, de arte romana a modelagem financeira.

Seja lá quais forem seus interesses, com certeza você vai encontrar um curso que te agrade no Coursera. O mais legal de tudo é que a maioria dos cursos são gratuitos!!

Acesse o site e me conte o que você achou! Aprenda algo novo e ainda melhore o seu inglês!

  1. wired.com

Site da revista Wired, que fala do mundo empresarial, mas tem um foco na tecnologia. Podem me chamar de nerd, mas eu acho interessantíssimo!!

  1. inc.com

Site da revista INC, que fala de negócios. Tem assuntos corporativos, de liderança, estratégia, marketing, vendas, inovação e tecnologia entre outros. Eu gosto bastante!

  1. entrepreneur.com

É o site da revista Entrepreneur, que trata de assuntos de empreendedorismo. É bem interessante pois conta histórias de empreendedores, fala de marketing, finanças, cultura empresarial, franquias… Dá para se inspirar bastante com os artigos! Mesmo que você não seja um empreendedor.

  1. nytimes.com

Site do jornal The New York Times, tem conteúdo interessante que agrada a diversos gostos, de negócio a esportes, artes e até viagens!

  1. businessinsider.com

Trata de assuntos como finanças, política, empresas e também tem assuntos do dia-a-dia.

  1. The English We Speak – BBC 

Esse é um site bem legal, produzido pela BBC, que tem vídeos curtos ensinando expressões em inglês. Os apresentadores falam de forma pausada, facilitando o entendimento, e dão exemplos de como usar as expressões ensinadas. É bem legal e os meus alunos adoram!

Se você preferir, também pode acessar do seu celular através de Podcasts.

  1. ft.com

Site do jornal Financial Times, também tem assuntos diversos, como finanças, política, carreira, arte e viagens entre outros.

  1. forbes.com

Site da revista Forbes, que além de fazer a lista anual dos mais ricos do mundo, também fala de temas como tecnologia, empreendedorismo, liderança e artes entre outros.

  1. economist.com

Site da revista The Economist, com assuntos de negócios e política internacional. De todos os mencionados nessa lista, é o que tem a escrita mais sofisticada, e por isso, pode ser de difícil leitura para aqueles que não estão acostumados. Mas se você quiser atingir um nível de excelência na sua escrita, The Economist é uma das melhores fontes para se beber.

Agora que você tem a lista, que tal colocar a mão na massa? Tente começar devagar, com um artigo por semana. Isso é bem pouco. Mesmo que você seja super ocupado, dá para encaixar isso no seu dia-a-dia. Chega de desculpas! Leia/escute o artigo no celular enquanto espera a fila do banco, quando for ao banheiro, na fila do restaurante no almoço, enquanto estiver parado no trânsito indo ou voltando do trabalho…

E à medida que for se acostumando com esse novo hábito, aumente a frequência! Pense nisso: se você aprender só duas palavras novas por dia, ao final de um ano, terá aprendido 730 novas palavras!! Veja o quanto isso vai agregar no seu conhecimento do inglês!

Faça isso e me conte como foi!

E se você quiser um apoio maior no seu aprendizado, que tal conhecer os cursos de inglês da Outliers, especialmente desenvolvidos para executivos que precisam do inglês profissional para continuarem crescendo em suas carreiras?

Ho Mien Mien

Share
Published by
Ho Mien Mien

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

1 mês ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

1 mês ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

4 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

1 ano ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago