O TOEIC é um exame de proficiência de inglês com perfil mais profissional. Empresas como Deloitte, KPMG, EY e PWC entre outras, costumam demandar uma certa pontuação de seus funcionários para determinar aumentos salariais e até promoções para cargos mais altos.

Existem duas provas do TOEIC: uma que contém o Listening e Reading, e uma que contém Speaking e Writing. A maioria das empresas que exigem a prova usam somente o Listening e Reading. Já a prova completa pode ser demandada por faculdades e universidades também.

Nesse artigo vou focar no TOEIC Listening e Reading, pois é o mais comum. Essa prova do TOEIC consiste em 200 questões, sendo 100 de Listening e 100 de Reading.

A parte de Listening consiste em 4 partes:

Parte 1 – Phographs (com 10 questões), onde você verá uma imagem e escutará 4 frases.

Parte 2 – Question and Response (com 30 questões), onde você escutará uma questão e depois três alternativas de resposta.

Parte 3 – Conversations (com 30 questões), onde você escutará um diálogo entre duas pessoas e terá 3 perguntas referentes a cada diálogo.

Parte 4 – Talks (com 30 questões), onde você escutará um monólogo e terá 3 perguntas referentes a cada monólogo.

O listening dura em torno de 45 minutos, mas você não precisará se preocupar em cronometrar o tempo, pois ele será ditado pelos áudios. Lembre-se que os áudios só podem passar uma vez. Não tem pausa nem volta, ok?

Depois disso tem o Reading, que consiste em 3 partes:

Parte 5: Incomplete Sentences (com 40 questões), que é basicamente gramática.

Parte 6: Text Completion (com 12 questões), que é basicamente gramática inserida num contexto.

Parte 7: Reading Comprehension (com 48 questões), que é interpretação de texto.

Um ponto de atenção importante no READING, é que ele dura 1 hora e 15 minutos. É muito importante ter a consciência do tempo, pois esse é um dos fatores que mais prejudica os candidatos do teste.

Cansei de ver pessoas que não conseguiram gerenciar bem o tempo e deixaram várias questões em branco quando acabou o tempo da prova. Obviamente isso impactou muito na pontuação delas.

Bom, agora que você sabe mais detalhes de como o TOEIC funciona, vamos às dicas do que você deve estudar e prestar atenção para ir bem na prova:

  1. Estude palavras que tem sons parecidos:

Uma das maiores pegadinhas que é usada na parte de Listening do TOEIC é tentar confundir a pessoa usando palavras com sons parecidos, mas significados diferentes, por exemplo:

– Beside (ao lado de) x Besides (além de)

– Complement (complementar, complemento) x Compliment  (elogiar, elogio)

– Feel (sentir) x Fell (passado de cair) x Fill (preencher)

– He’s (ele é/está) x His (dele)

– Set (conjunto, configurar) x seat (assento) x sit (sentar)

– Sometimes (às vezes) x Sometime (em algum momento) x Sometimes (um pouco de tempo, uns minutinhos)

– Where (onde) x When (quando)

 

  1. Estude palavras que tem significados diversos:

Em inglês há muitas palavras que tem mais de um significado. E isso pode ser usado no TOEIC para confundir as pessoas. Veja alguns exemplos:

– Charge: cobrar / carregar (eletrônico) / acusar:

They forgot to charge for the service.

I need to charge my phone, it is running out of battery.

He has been charged with fraud.

– Match: partida / fósforo / igualar / combinar:

When is the football match?

Use a match to light the candle.

These numbers don’t match, something is wrong.

This painting doesn’t match with the office decoration.

– Place: lugar / colocar:

She told me about a nice place to eat.

You can place your belongings on that table.

– Store: loja / armazenar:

How far is the grocery store from here?

The stationery is stored upstairs.

 

  1. Durante prova, preste muita atenção na hora do Listening:

Você precisa escutar tudo que é falado no Listening desde o primeiro suspiro.

Por exemplo na parte 2 – Question and Response, há muitas perguntas referentes a  When, Where, Why, Who.

Se você não escutou se a pergunta falou WHEN ou WHERE por exemplo, você não conseguirá localizar a resposta correta. E pode apostar: se falou WHEN na pergunta, COM CERTEZA terá uma alternativa que responde o WHEN, mas também terá uma alternativa que responde o WHERE, e vice-versa.

Isso também pode acontecer nas outras partes do listening, então foco e atenção TOTAL, ok?

Inclusive esse é um dos motivos pelos quais as pessoas gostam de fazer o TOEIC com a Outliers, que oferece aplicações exclusivas de um só candidato, com um ambiente agradável e climatizado.

Bem diferente de locais onde o TOEIC é feito numa sala gigantesca, com dezenas, ou até centenas de candidatos, e você pode dar o azar de ter alguém tossindo perto de você, ou alguém chutando sua cadeira na mesa de trás, coisas que tiram a concentração e podem significar pontos importantes no seu score final!

 

  1. Treine o listening escutando áudios com sotaque BRITÂNICO:

Muitos alunos tem uma dificuldade imensa com o listening. Mas nesse caso não tem muito atalho. Entender o que uma pessoa fala é questão de costume.

Mesmo aqui no Brasil. Você já reparou que se você vai a um estado diferente, e não costuma interagir com pessoas daquele estado, pode ter dificuldade de entender os locais nos primeiros dias?

Se isso acontece com o português, que é seu idioma nativo, imagina com inglês! E no TOEIC, os sotaques no Listening são sempre BRITÂNICOS. Então treine bastante.

Escute muito material com esse tipo de sotaque, você pode escutar: noticiários de TV (procure por jornalistas britânicos ou canais britânicos), programas de TV de britânicos (se gosta de programas de culinária por exemplo, a Nigella Lawson, Jamie Oliver e Gordon Ramsay são todos britânicos!), podcasts de fontes britânicas.

Quanto mais você escutar, mais vai treinar seu ouvido e conseguirá entender melhor o que é falado nos áudios do Listening do TOEIC.

Leia também: 10 Sites Para Praticar o Inglês Autêntico

  1. Estude gramática:

As partes 5 e 6 são basicamente gramática. Isso significa que 21% da pontuação da prova total é referente aos seus conhecimentos gramaticais. É uma fatia bem significativa da prova. Então estude bastante!! Os temas mais comuns que caem na prova são:

– Tempos verbais:

Saber quando se deve usar um ou outro tempo verbal é essencial e cai muito no TOEIC.

– Uso de preposições como IN / ON / AT:

Se você não tem certeza ainda de quando usa IN / ON / AT, aprenda nesse artigo: https://outliers.com.br/2018/02/07/in-on-at/

Estude também sobre outras preposições.

– Classe de palavras:

Isso cai DEMAIS no TOEIC. Saber quando se deve usar um substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, e se for verbo, em qual tempo deve estar. Tem muitas questões onde as alternativas são variações da mesma raiz, como:

Communicate x Communicated x Communication x Communicating

Develop x Developed x Developing x Development

Kind x Kindly x Kindness x Kinder

Prompt x Promptly x Promptness x Prompting

– Verdadeiro sujeito:

Conseguir identificar o verdadeiro sujeito de uma frase também é algo que cai muito no TOEIC. Por exemplo:

The head of the consultants __________ the new policy.

  1. aprove
  2. are approving
  3. has approved
  4. have approved

Nesse caso, o sujeito é HEAD, e não CONSULTANTS. Portanto, a alternativa correta é C. Mas eles fazem as questões dessa forma para confundir as pessoas. Geralmente com o verdadeiro sujeito no singular, e a palavra imediatamente antes da lacuna no plural (ou vice-versa), para induzir ao erro. Então fique bem atento a isso na prova!

– Pronomes:

Saber quando usar qual pronome é essencial para ter uma boa pontuação no TOEIC. Por exemplo:

They have rejected his project, but I think ______ is still under evaluation.

  1. You
  2. Your
  3. Yours
  4. Yourself

Nesse caso, a alternativa correta é C.

– Verbos seguidos de outros verbos:

É muito importante saber a regra de verbos seguidos de outros verbos. Se esses outros verbos devem vir no infinitivo com TO, infinitivo sem TO ou ING. Por exemplo:

They suggested ___________ the prices to increase sales.

  1. reduce
  2. to reduce
  3. reducing
  4. reduced

O verbo suggest é um dos que quando são seguidos de outro verbo, esse segundo verbo deve vir no formato ING, então a alternativa correta é C. Há outros verbos que seguem essa mesma regra. Estude-os!

Obviamente também caem outros temas como voz ativa e voz passiva, regras de preposição, comparativos x superlativos, conjunções, advérbios, etc… Estude muita gramática!

 

  1. Leia artigos e escute áudios sobre os seguintes temas:

O TOEIC é uma prova mais orientada ao contexto profissional, portanto os assuntos abordados no Listening e no Reading costumam ser mais relacionados ao contexto profissional, como:

– Apresentação de um palestrante

– Anúncio de uma oferta

– Anúncio público num aeroporto ou museu

– Conversas sobre assuntos do trabalho

– Conversas de colegas de trabalho

– Pessoas pedindo informação sobre direções

– Emails de trabalho falando de um projeto

– Emails sobre viagem de trabalho

– Envio de notas fiscais para pagamento

– Troca de mensagem sobre algum assunto do trabalho

– Troca de mensagem entre cliente e fornecedor

– Troca de mensagem entre chefe e subordinado

– Anúncio de alguém sendo promovido no trabalho

E assuntos afins. Por isso, ajuda bastante você estudar conteúdo com esses temas em inglês, pois assim aumenta as chances de entender o vocabulário usado na prova, e conseguir entender a prova como um todo, aumentando a sua pontuação!

 

  1. Faça simulados do TOEIC:

Eu sempre recomendo meus alunos fazerem muitos simulados do TOEIC. Quanto mais melhor. Pois assim você se familiariza com o formato da prova, aprende com seus erros, aprende os tipos de questões que mais caem, os tópicos que mais caem, repara as pegadinhas, treina o preenchimento das bolinhas, sente a pressão do tempo e aprende a gerenciar melhor o tempo da prova. Dessa forma, aumenta suas chances de melhorar a sua pontuação oficial!

Se você gostou dessas dicas, mas mesmo assim sente que precisa de uma ajuda profissional, conheça o nosso curso de Preparatório para TOEIC. No curso aplicamos 4 simulados completos do TOEIC, abordamos cada parte da prova em detalhe, trabalhando tanto estratégias para ir bem na prova quanto o conteúdo que mais cai. Com certeza você vai aumentar sua pontuação no TOEIC! Veja mais detalhes sobre o Preparatório para TOEIC aqui.

Autora: Ho Mien Mien, sócia da Outliers Escola de Idiomas, aplicadora oficial do TOEIC e instrutora do curso de Preparatório para TOEIC. Já treinou centenas de alunos que obtiveram aumentos significativos na sua pontuação do TOEIC.

Leia também:

Used To ou Be Used To

Como Usar Gerúndio Em Inglês – Seu Guia Definitivo

Sinônimos de Inglês Profissional Para Enriquecer Seu Vocabulário

 

Ho Mien Mien

Share
Published by
Ho Mien Mien
Tags: TOEIC

Recent Posts

Pontos Fortes em Entrevistas de Emprego

Aprenda uma estratégia vencedora para responder esta pergunta: Quais são seus pontos fortes? A melhor…

9 meses ago

Pontos Fracos em Entrevistas de Emprego: Exemplos de Pontos Fracos

Antes do artigo: Quer se preparar de forma COMPLETA para entrevistas de emprego em português…

9 meses ago

Como se Preparar para o Fechamento Contábil Anual (Guia Avançado Português-Inglês)

Guia Avançado para o Fechamento Contábil Anual *versão em inglês disponível abaixo, para você praticar…

12 meses ago

Depreciação Acumulada e Impairment

Para praticar tanto o conhecimento técnico, quanto o desenvolvimento do seu inglês profissional. Este artigo…

2 anos ago

Through – Throughout – Thorough – Thought – Tough

Quais as diferenças entre through, throughout, thorough, thought e tough? Que confusão, não é mesmo?…

4 anos ago

Como dizer juros em inglês?

Para dizer juros em inglês, vamos usar uma palavra que é um falso cognato. Vou…

4 anos ago