Carreira

Time Management: Especialista dá dicas sobre como gerenciar seu tempo.

Como gerenciar seu tempo com 10 dicas que realmente funcionam.

  1. Use o calendário do seu celular ou computador e registre todas as atividades que você precisa executar, se possível com um período ou horário agendado. As famosas To Do Lists geralmente se tornam cada vez mais longas até o ponto que se tornam impossíveis de serem trabalhadas. Agende compromissos consigo mesmo e bloqueie horários para as atividades mais importantes. Existem uma série de aplicativos que podem ajudá-los, desde os mais simples oferecidos de forma gratuita, até os mais profissionais como o Priority Matrix (US$ 49,00)
  1. Tente gastar 50% do seu tempo nas atividades, pensamentos e discussões que realmente trazem os melhores resultados para você. Priorize.
  1. Não tente programar 100% do tempo do seu dia de trabalho, sempre haverão imprevistos. Se o seu dia de trabalho tem 8, 10 ou 12 horas, separe ao menos 25% do seu tempo para imprevistos ou para “apagar incêndios”.
  1. Separe os primeiros 30 minutos do seu dia (ou os 30 últimos minutos do dia anterior) para planejar o seu dia.
  1. Antes de fazer uma ligação, pense brevemente quais resultados você deseja atingir com ela. Após a ligação verifique se o resultado foi atingido. Caso contrário, o que ficou faltando para atingí-lo? Qual atividade você terá que realizar para chegar ao resultado que você precisa? Como colocará isso em sua agenda?
  1. Quando você precisa realmente terminar um trabalho urgente, coloque seu telefone ou Skype em modo “não perturbe” e concentre-se ao máximo para finalizar a atividade.
  1. Relacionado à dica número 6: evite responder a todos os e-mails, assim que eles aparecem em sua tela. Em inglês, existe a expressão “time-thieves”, em uma livre tradução “ladrões de tempo”. E é isso que uma má gestão de e-mails realmente é, ela rouba tempo precioso do seu dia e te desconcentra. Separe um tempo específico para responder e-mails no decorrer do seu dia (podem se várias vezes ao dia, dependendo do seu trabalho, mas tente se programar).
  1. Bloqueie outras distrações como Facebook ou outras redes sociais, a não ser que você as utilize para gerar negócios para sua empresa.
  1. Lembre-se: é impossível fazer tudo o que você quer (ou precisa fazer). Aqui vale lembrar o Princípio de Pareto, 80% das consequências, advêm de 20% das causas ou no nosso caso, 20% das suas atividades rendem 80% dos resultados obtidos.
  1. Analise o que toma mais o seu tempo e o que suga mais sua energia. Se você estiver cansado, invariavelmente será menos produtivo. Faça uma auto-análise e tente reduzir este tipo de atividade caso seja possível.

Lembre-se que para todos os pontos mencionados, você deve fazer esta auto-análise, pois é óbvio que dependendo de sua atividade, seria basicamente impossível implementar todos os pontos. O importante é você refletir quais pontos você consegue aplicar e eliminar estes “ladrões de tempo” de sua rotina!

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Augusto Rocha

Co-fundador e Chief Growth Officer da Outliers Siga no LinkedIn:

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Augusto Rocha

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